Arquidiocese de Florianópolis presente na reunião do Conselho Regional de Pastoral, em Lages

>
>
Arquidiocese de Florianópolis presente na reunião do Conselho Regional de Pastoral, em Lages

Respeitando todos os protocolos sanitários, começou na manhã desta quinta-feira, 4 de novembro, e vai até amanhã, dia 5, a reunião do Conselho Regional de Pastoral da CNBB Sul 4. O evento acontece no Centro de Formação Católica de Lages (SC) e reúne os bispos das 10 dioceses catarinenses e as principais lideranças da Igreja Católica em Santa Catarina. É o primeiro encontro regional realizado na modalidade presencial desde o início da pandemia de COVID-19 no país.

Assuntos como o Projeto Regional de Missão ‘AD Gentes’, a nova Lei Geral de Proteção de Dados, o Sínodo sobre a Sinodalidade e Orçamento e Cronograma para o ano de 2022 estão entre os principais assuntos da pauta da reunião.

Dom Francisco Carlos Bach, bispo de Joinville e presidente da CNBB Sul 4, acolheu a todos os participantes e ressaltou os cuidados sanitários necessários para o bom andamento do encontro. Cada participante, além da utilização obrigatória de máscaras, também recebeu um frasco contendo álcool em gel.

“Que saiamos daqui animados e fortalecidos para a bonita missão que nos espera de animar a ação evangelizadora em nossas dioceses. A palavra de ordem é não desanimar”, ressaltou o presidente da CNBB Sul 4.

Durante a sua fala de abertura, Dom Francisco também acolheu Dom Cleocir Bonetti, bispo de Caçador, que pela primeira vez participou de um evento regional. O bispo de Lages, Dom Guilherme Werlang, em nome da diocese que sedia a reunião do Conselho, também acolheu aos participantes e destacou o agradecimento a todos os que vieram participar do evento que não acontecia presencialmente desde o ano passado.

Apresentação

Após as falas de abertura, os integrantes do Conselho de Pastoral foram divididos em dez grupos para uma dinâmica de apresentação baseada nas temáticas trazidas pelo Sínodo 2021-2023, ‘Comunhão-Participação-Missão’. Cada grupo escolheu uma outra palavra que representasse cada uma das temáticas propostas pelo Sínodo, formando assim uma nuvem de palavras.

Nuvem de palavras formada pelos participantes.

Seguindo a programação do encontro, os representantes da Diocese de Chapecó conduziram a oração de abertura, também baseada no Sínodo sobre a Sinodalidade. Logo após, o secretário executivo da CNBB Sul 4, padre Luciano dos Santos, apresentou a memória da última reunião do Conselho de Pastoral, realizado em março de 2021 de forma virtual.

Você pode acompanhar outras notícias e fotos do Conselho Regional de Pastoral acessando as redes sociais da CNBB Sul 4.

Por Franklin Machado – Assessoria de Comunicação da CNBB Sul 4

Conselho Regional de Pastoral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA