Arquidiocese de Florianópolis conta com mais um padre

>
>
Arquidiocese de Florianópolis conta com mais um padre

DSC_0856“Não é qualquer pai que tem um filho padre. Eu tenho uma família abençoada”, disse Ailton Marçal. “Ele deixou tudo para seguir o sacerdócio. Só tenho que agradecer a Deus o dom que Ele deu para meu filho chegar neste momento. É muita graça e será ainda mais”, completou Vânia Soares Marçal. Ailton e Vânia, 50 anos de casados, pais do mais novo padre da Arquidiocese de Florianópolis, Hércules Marçal, ordenado presbítero em Missa solene presidida pelo Arcebispo Dom Wilson Tadeu Jönck, scj, no último sábado, 03 de outubro, e concelebrada por aproximadamente 40 padres.

Também estavam presentes seminaristas da Arquidiocese, diáconos, fieis e familiares que lotaram a Igreja Matriz da Paróquia São Judas Tadeu, em Barreiros, São José. O pároco, Pe. Tarcísio Schuch, afirmou que a missão do presbítero é servir o povo de Deus. “É ir atrás da ovelha perdida, segundo o que Jesus diz no Evangelho, ir às periferias, avançar para águas mais profundas”, comentou.

Na homilia, Dom Wilson falou que o primeiro aprendizado do sacerdote é ser íntimo de Cristo. “Quando nos aproximamos de Cristo somos uma pessoa, longe Dele somos outra. O sacerdote terá o que falar à medida que se encher de Deus. A Eucaristia vai estar no centro da vida sacerdotal”, destacou.

A paroquiana Maria do Carmo Vilvert, da Matriz da Paróquia Senhor Bom Jesus de Nazaré, em Palhoça, onde Hércules era então diácono, desejou que “ele seja um ótimo padre, como já era um bom amigo lá para nós”.  O pároco, Pe. André Gonzaga, onde o mais novo padre já trabalhava e vai permanecer, lembrou que “ele como diácono era uma presença muito boa e agora vai nos auxiliar ainda mais no trabalho de evangelização e pastoral”.

Para o irmão do Pe. Hércules, Fleid Marçal, “é muita alegria, é a concretização de um sonho dele e que ele traga frutos para a Igreja”.

Antes do final da Missa, o mais novo padre chamou os seminaristas presentes e pediu que todos rezassem por eles. Nas palavras finais, Pe. Hércules disse que tudo é graça de Deus. “Se cheguei até aqui foi por Sua bondade. Resta-me agradecer por minha vocação e dizer: obrigado, Senhor, por me teres escolhido”.

Hércules Marçal completou 45 anos em agosto e tem mais outros cinco irmãos. Tem como lema de ordenação presbiteral, “Senhor, como é bom estarmos aqui” (Mt 17,4).

Próximas ordenações presbiterais

Jonathan Thiesen, 17 de outubro, 15h, Matriz da Paróquia São Francisco de Assis, Forquilhinhas, São José;

Eder Celva, 24 de outubro, 15h, Matriz da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Guabiruba.

Veja os principais momentos da Missa de ordenação presbiteral

Ordenação presbiteralPe. Hércules Marçal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA