Mesmo em meio as incertezas da pandemia da covid-19 os fiéis da Arquidiocese de Florianópolis têm motivos para celebrar. No dia 21 de novembro, durante uma celebração envolta em muita emoção, foram ordenados 5 novos padres. Foram ordenados Pe. Alex Macedo de Liz Junior, Pe. Lucas Casimiro Tibincoski Teixeira, Pe. Luiz Francisco Fraga, Pe. Roberto Consuelo Rodrigues Miranda e Pe. Tiago Vicente Santana. A missa de ordenação aconteceu no Centro de Evangelização Angelino Rosa, Cear, em Governador Celso Ramos, e foi presidida por Dom João Francisco Salm, Bispo da Diocese de Tubarão.

Para que as normas de prevenção a covid-19 fossem respeitadas a celebração contou com limitação de público. Estiveram presentes padres e diáconos da Arquidiocese, familiares e alguns convidados. Todos tiveram de respeitar o distanciamento físico, usar máscara e tiveram aferida a temperatura ao entrar no local da celebração.

Com o auxílio da tecnologia cerca de 18 mil pessoas também acompanharam a celebração de Ordenação através do perfil oficial da Arquidiocese de Florianópolis no Facebook.  A transmissão e a cobertura do evento foram de responsabilidade da Assessoria de Comunicação Arquidiocesana com o apoio da Comunidade Divino Oleiro.

O caminho para salvação está em se assemelhar-se a Cristo

A celebração de Ordenação Presbiteral não foi presidida por Dom Wilson Tadeu Jönck, Arcebispo de Florianópolis, pois ele testou positivo para a covid-19 e precisou ficar em isolamento. Sendo assim, Dom Wilson convidou para presidir a celebração, Dom João Francisco Salm, Bispo da Diocese de Tubarão.  

Durante a homilia Dom João, destacou que “Jesus deixou claro que o caminho que nos salva está na comunhão com Deus, na obediência de um coração livre e alegre aos planos de Deus e no doar-se aos outros”. E reforçou aos neo-sacerdotes que as dificuldades da vida sacerdotal irão vir, mas eles não estarão sozinhos. “Não estamos sozinhos em meio a nossas inseguranças, fraquezas e medos, pois Cristo nos entende, caminha conosco, mostra-nos o caminho, nos põem em seus ombros quando não conseguimos caminhar” completou.

Ainda falando aos novos padres, Dom João assegurou-lhes que “vocês serão bons padres na medida em que realmente forem membros ativos do presbitério e sempre presentes junto ao povo com amabilidade, em espírito fraterno e vivendo a comunhão a qualquer preço”.

Fotos: Giovanna Dutra Meyer/Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Florianópolis

Seu endereço de email não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios

*