Ano formativo dos seminaristas inicia em fevereiro

>
>
Ano formativo dos seminaristas inicia em fevereiro

Os quatro seminários da Arquidiocese já estão preparados para receber os 49 vocacionados.

O seminário é o espaço necessário para o discernimento da vocação sacerdotal. Os primeiros passos acontecem através do Grupo de Orientação Vocacional (GOV), do Seminário Menor e do Propedêutico.

A Igreja procura oferecer aos candidatos uma formação que envolva as seguintes dimensões: humano-afetiva, comunitária, espiritual, intelectual e pastoral-missionária. O seminário é um processo de cultivo, discernimento e amadurecimento.

Seminário Menor
O Seminário Menor Metropolitano Nossa Senhora de Lourdes é o lugar dos primeiros anos da formação. É o local especial para cultivar a vocação. Está localizado em Azambuja, Brusque. Os destinatários são os jovens vocacionados do ensino médio. Tem como meta o aprofundamento da vocação cristã, o desenvolvimento da vocação presbiteral e os estudos preparatórios ao seminário maior.

Neste ano os nove seminaristas iniciam as atividades no dia 05 de fevereiro. Estudarão no Colégio João Becker.
Para as crianças e adolescentes que pensam em ingressar no seminário acontecerão dois encontros do Grupo de Orientação Vocacional, com local ainda a definir, nos dias 02 de maio e 27 de junho. Além disso, acontecerá o Encontrão Vocacional em Azambuja, no dia 15 de novembro.
Fone para contato: (47) 3396-6276 / 3351-4992.

Seminário Propedêutico
Esse período é um tempo de preparação humana, cristã, intelectual e espiritual para os candidatos ao seminário maior. O ingresso no propedêutico deve ser precedido por um processo de discernimento vocacional e o tempo de duração é um ano. O Seminário Propedêutico Monsenhor Valentim Loch está localizado na Ponta de Baixo, em São José (Casa Santa Maria). Os seminaristas propedêutas iniciam as atividades no dia 11 de fevereiro.

Para ingressar no propedêutico, os encontros vocacionais para os jovens que estão no terceiro ano do ensino médio ou já completaram serão realizados na Casa Santa Maria. Estes serão conduzidos em forma de retiros vocacionais e acontecerão nas seguintes datas: 03 de maio, 07 de junho, 06 de setembro, 04 de dezembro, 31 de outubro e 1º de novembro.
Fone para contato: (48) 3259-5591.

Seminário de Filosofia
O seminário maior de filosofia está localizado também em Azambuja, Brusque. Nesta etapa ingressam aqueles já concluíram o seminário menor ou o propedêutico. Os estudos filosóficos têm duração de três anos e representam um dos elementos constitutivos da formação.

As atividades da filosofia começam no dia 15 de fevereiro. Neste ano serão 27 seminaristas, 21 da Arquidiocese de Florianópolis e seis da Diocese de Tubarão. Estudarão na Faculdade São Luiz, no centro de Brusque.
Fone para contato: (47) 3396-6276 / 3351-4992.

Seminário de Teologia
O seminário maior de teologia, chamado Convívio Emaús, está localizado em Florianópolis. Nesta etapa ingressam aqueles que já concluíram o estudo da filosofia. Os estudos teológicos têm duração de quatro anos e são realizados na Faculdade Católica de Santa Catarina (FACASC).O estudo da teologia busca desenvolver uma consciência aprofundada dos mistérios da fé cristã, para orientar a vida e o ministério do futuro presbítero.

As atividades da teologia iniciam na Quarta-feira de Cinzas, 18 de fevereiro. Neste ano serão 13 seminaristas, 10 da Arquidiocese de Florianópolis e três da Diocese de Tubarão.
Fone para contato: (48) 3234-4443.

Ordenação
Depois dos estudos teológicos seguem o estágio pastoral, a ordenação diaconal e a ordenação presbiteral. “Neste ano nos seminários da Arquidiocese de Florianópolis teremos 49 seminaristas. Que nossas paróquias e comunidades continuem atentas ao convite do Mestre de pedir ao Senhor da messe que envie mais operários. É preciso rezar pelas vocações e apoiar nossos seminaristas”, disse Pe. Alcides Albony Amaral, orientador espiritual do curso de filosofia do Seminário de Azambuja.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA