No ano em que a Exortação Apostólica completa cinco anos de publicação, o Papa Francisco convoca as famílias de todo mundo para celebrar o dom da vocação familiar.

No dia 19 de março deste ano, a Igreja comemorou os cinco anos da publicação da Exortação Apostólica Amoris Laetitia. Neste mesmo dia, o Papa Francisco inaugurou o Ano “Família Amoris Laetitia, que tem como propósito alcançar as famílias do mundo inteiro através de propostas de caráter espiritual, pastoral e cultural. O encerramento deste ano especial acontecerá no dia 26 de junho de 2022, dia em que se inicia o X Encontro Mundial das Famílias, que acontecerá em Roma com a presença do Santo Padre.

Segundo o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, um dos objetivos do Ano “Família Amoris Laetitia” é oferecer a toda Igreja uma oportunidade de reflexão e estudo para a vivência concreta da Exortação Apostólica, já que a experiência da pandemia evidenciou o papel central da família como Igreja doméstica e a importância dos laços comunitários entre as famílias. Este ano deseja ser um ano de celebrações para que a família seja colocada no centro da solicitude pastoral e da atenção de cada realidade pastoral e eclesial.

Durante a oração do Ângelus em que anunciou o Ano “Família Amoris Laetitia”, o Papa Francisco expressou que este período deve ser de reflexão e aprofundamento nos conteúdos do documento. “Essas reflexões serão colocadas à disposição das comunidades eclesiais e das famílias para acompanhá-las em seu caminho. Convido todos a aderir às iniciativas que serão promovidas ao longo do ano e que serão coordenadas pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida. Confiemos à Sagrada Família de Nazaré, em particular a São José, esposo e pai solícito, este caminho com as famílias de todo o mundo.”

Como forma de incentivar as conferências episcopais, dioceses, paróquias e principalmente as famílias a viverem concretamente o Ano “Família Amoris Laetitia” foi lançado o site www.amorislaetitia.va. Nele podem ser encontrados os subsídios necessários para a realização dos encontros e reflexões sobre os temas abordados na Exortação.

1 Comentários, RSS

Seu endereço de email não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios

*