cen 2016 (2)Missas, jornadas pastorais, workshops, simpósio teológico, exposições e shows fazem parte da programação

 

Pela segunda vez, Belém (PA) será sede do Congresso Eucarístico Nacional (CEN). Em 1953, a capital paraense sediou pela primeira vez o evento e novamente o acolhe para celebrar os 400 anos da cidade e, também, os 400 anos de evangelização da Amazônia.

“Eucaristia e partilha na Amazônia missionária” é o tema do 17º CEN, que traz como lema “Eles o reconheceram no partir do pão”. A programação vai de 15 a 21 de agosto e pretende reunir mais de 5.000 congressistas, de acordo com a organização.

O primeiro Congresso Eucarístico, no mundo, foi celebrado em 1881 em Lille (França), por iniciativa de um grupo de fiéis leigos, apoiados por São Pedro Julião Eymard. Foi uma celebração solene, a qual participaram fiéis e bispos de vários países da Europa. Desde então, outros países aderiram à iniciativa.

No Brasil já foram realizadas 16 edições. O primeiro aconteceu, no ano de 1933, em Salvador (BA). Florianópolis (SC) também foi sede do evento, quando realizou o 15º CEN, de 18 a 21 de maio de 2006.

“O Congresso Eucarístico quer ser a convergência de todas as pessoas que professam a fé católica na realidade da Santíssima Eucaristia e desejam dar um testemunho público de sua fé na presença real do Senhor Jesus”, descreve a página oficial do encontro.

cen 2016 (1)A programação do Congresso inclui missas presididas por cardeais brasileiros, jornadas pastorais, workshops, procissões, simpósio teológico, exposição de arte sacra e artesanato, shows e apresentação de orquestra.

As inscrições podem ser feitas pelo site cen2016.com.br.

Arquidiocese de Florianópolis

Para que o CEN 2016 possa também ser vivido pelas diversas dioceses do país, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) sugere que, localmente, cada região promova atividades relacionadas ao tema central. “Aqui na Arquidiocese de Florianópolis, sugerimos aos párocos que, na semana do Congresso, celebrem missas nas comunidades, promovam momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento e organizem formações a respeito da Eucaristia e da evangelização na Amazônia, que é o tema deste ano”, esclarece o coordenador arquidiocesano de pastoral, Pe. Revelino Seidler.

Verifique nas secretarias paroquiais a programação local preparada em vista da celebração do Congresso Eucarístico de 2016.

1 Comentários, RSS

Seu endereço de email não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios

*