A Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC), realiza no dia 2 de março de 2020, às 19h, uma Sessão Especial em homenagem à Campanha da Fraternidade 2020 e ao jubileu de 50 anos de instalação do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A Sessão será realizada no plenário Deputado Osni Régis, na sede do legislativo catarinense, em Florianópolis (SC).

Por proposição do deputado estadual padre Pedro Baldissera (PT/SC),  tradicionalmente esta metodologia de Sessão Especial acontece todos os anos, trazendo para a casa legislativa discussões referentes à temática da Campanha da Fraternidade promovida pela CNBB em todo o país. Em 2020 de modo especial, além da homenagem à Campanha da Fraternidade, o deputado também propôs a recordação do cinquentenário da instalação da expressão regional da CNBB em Santa Catarina.

Campanha da Fraternidade 2020

A Campanha da Fraternidade é o modo com o qual a Igreja no Brasil vivencia a Quaresma. Há mais de cinco décadas, ela anuncia a importância de não se separar conversão e serviço à sociedade e ao planeta. A cada ano, um tema é destacado, assim, a Campanha da Fraternidade já refletiu sobre realidades muito próximas dos brasileiros: família, políticas públicas, saúde, trabalho, educação, moradia e violência, entre outros enfoques.

Em 2020, a Campanha convida, por meio de seu texto-base, a olhar de modo mais atento e detalhado para a vida. Com o tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34), busca conscientizar, à luz da palavra de Deus, para o sentido da vida como dom e compromisso, que se traduz em relações de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, casa comum.

A partir do Seminário Regional da Campanha da Fraternidade, realizado em Lages (SC), nos dias 30 de novembro e 1 e 2 de dezembro de 2019, a Igreja em Santa Catarina já vive a expectativa da abertura da Campanha que, desde o ano de 1962, movimenta e sensibiliza dentro de diversos temas as comunidades cristãs de todo o país.

CNBB Sul 4 50 Anos

Criada em 2 de janeiro de 1970, a CNBB Regional Sul 4 é uma representação da CNBB em Santa Catarina. É composta por bispos das dez dioceses catarinenses — Chapecó, Joaçaba, Caçador, Rio do Sul, Blumenau, Joinville, Lages, Criciúma, Tubarão e a Arquidiocese de Florianópolis. Diversas Pastorais, Organismos e Movimentos estão integradas ao Regional.

O Regional Sul 4 é responsável pela organização e motivação dos trabalhos pastorais da Igreja em solo catarinense. Sendo um espaço de colegialidade e sinodalidade, a instituição atua em diversos âmbitos eclesiais e sociais.

Homenageados

Como de costume, a Assembleia Legislativa homenageia entidades e pessoas que desenvolveram serviços e projetos ligados à temática da Sessão. Neste ano, mais de trinta pessoas que marcaram a história e a ação evangelizadora do Regional Sul 4 da CNBB. A Sessão será aberta ao público.

Serviço:
Sessão Especial em homenagem à Campanha da Fraternidade 2020 e os 50 anos do Regional Sul 4 da CNBB
Onde: Plenário Deputado Osni Régis – Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina
Data: 2 de março de 2020
Horário: 19h

Fonte: CNBB Sul 4

Seu endereço de email não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios

*