1º Colóquio Catarinense de integração das lições de Santo Ivo

>
>
1º Colóquio Catarinense de integração das lições de Santo Ivo

Logo Santo IvoA Associação Fraterna dos amigos de Santo Ivo promove na quinta-feira, 19, o “1º Colóquio Catarinense de integração das lições de Santo Ivo no Estado contemporâneo”, às 08h30, na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), campus Kobrasol, em São José.

A entrada é gratuita.

Informações: (48) 9164-2443

santo_ivoQuem foi Santo Ivo – sacerdote amigo dos pobres e padroeiro dos advogados

Viveu de 1253 a 1303. É chamado de “o advogado dos pobres” .

Santo Ivo foi estudar direito civil em Orleans sob o famoso jurista Peter de la Chapelle e completou seus estudou em Paris.
 
Praticou com brilhantismo a advocacia, tanto na corte civil quanto na corte eclesiástica. Em 1284 entrou para o sacerdócio, construiu um hospital para os pobres e cuidava deles com considerável fervor. Foi nomeado juiz eclesiástico pelo decano de Rennes. Ele era um juiz muito justo e venerado até mesmo pela parte perdedora. Mais tarde foi indicado como oficial para Alan de Bruc, Bispo de Tréguier.
A defesa de Santo Ivo dos pobres deu a ele o titulo de “Advogado dos Pobres”.
 
Alem de ser considerado um juiz que não aceitava nenhum presente, era considerado o melhor mediador da França, e sempre tentava conseguir acordos fora das cortes para minimizar os custos legais para ambas as partes.
 
Em 1284, Santo Ivo foi ordenado sacerdote. Em 1287 renunciou ao seus cargos oficiais e devotou todo o seu tempo aos seus paroquianos em Tredrez e depois em Lovannec. Além de ser um excelente pregador dos ensinamentos de Jesus era freqüentemente chamado para arbitrar disputas as mais variadas.
 
Seus conhecimentos legais estavam sempre à disposição dos seus paroquianos e também o seu tempo e seus bens. Sua austeridade é famosa mesmo com sua saúde comprometida. Diz a tradição que certa vez, deu sua capa a um pobre, seu paletó a outro e seus sapatos a um terceiro, indo para casa descalço e só de camisa em pleno inverno. Diz ainda que, doutra vez, deu sua cama a um mendigo que dormia na porta de uma casa e foi dormir onde dormia o mendigo. Ele distribuía suas rendas e seus bens para os pobres.
 
É o santo padroeiro dos advogados, dos juizes, oficiais de justiça e escrivães.
 
Morreu aos 50 anos de idade rezando a Missa da Ascensão. Na liturgia católica ele é mostrado segurando um livro, com um anjo perto de sua cabeça e um leão a seus pés. Foi canonizado em 1347. Sua festa é celebrada no dia 19 de maio.
Santo Ivo, rogai por nós!
 
 
Fonte: cademeusanto.com.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA