18º Congresso Eucarístico Nacional: Arquidiocese de Olinda e Recife apresenta programação oficial

>
>
18º Congresso Eucarístico Nacional: Arquidiocese de Olinda e Recife apresenta programação oficial

A arquidiocese de Olinda e Recife (PE) apresentou a programação do 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN), marcado para 11 a 15 de novembro, no Recife (PE). Na segunda-feira, 11 de abril, foi realizada uma entrevista coletiva para divulgação das atividades e a cerimônia de bênção do local onde funcionará a “Casa do Pão”, legado do Congresso Eucarístico que será voltado para acolhida e apoio a pessoas em situação de rua.

O tema proposto para esta 18ª edição do Congresso Eucarístico Nacional é “Pão em todas as mesas” e o lema “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles”. A expectativa é que o evento conte com a participação de 300 bispos e de cerca de mil padres de todo o Brasil.

Programação

O Congresso contará com celebrações eucarísticas, simpósio teológico, catequeses públicas, feira católica, procissões, exposições e apresentações culturais. Essas atividades vão ser celebradas em lugares significativos de Olinda e de Recife, como a igreja catedral no Alto da Sé, no pátio da Basílica do Carmo, no Centro de Convenções, no Marco Zero, no Teatro de Santa Isabel e no Parque Dona Lindu. Também as paróquias receberão eventos durante os dias de Congresso, como celebrações da Primeira Comunhão, catequeses e visitas missionárias.

São cinco dias de eventos com várias atividades previstas. Confira aqui como será cada dia.

As inscrições para o 18º Congresso Eucarístico Nacional estão abertas e podem ser feitas através do site do evento. Entre as opções disponíveis estão as inscrições para público em geral e para bispos, padres e diáconos.

O Simpósio Teológico, com conferências e oficinas visando o aprofundamento da fé católica a partir do texto-base, também está com as inscrições abertas (clique aqui e inscreva-se).  Esta é a única modalidade paga de todo o Congresso, ao valor de R$ 108, com direito ao certificado.

Casa do Pão

A bênção do espaço onde funcionará a Casa do Pão foi conduzida pelo arcebispo de Olinda e Recife (PE), dom Antônio Fernando Saburido. O local será inaugurado no dia 15 de novembro, ao final do CEN, e vai oferecer à população mais carente da região refeições, banheiros femininos e masculinos, lavanderia, restaurante-escola, assistência médica e jurídica, qualificação profissional, direcionamento espiritual, capela e outros serviços.

Foto: Arquidiocese de Olinda e Recife

Recordando o legado do primeiro Congresso Eucarístico sediado na cidade do Recife, em 1939, a Igreja do Santíssimo Coração Eucarístico de Jesus, dom Fernando destacou o caráter caritativo do marco desta edição: “Pensando na dura realidade do país, decidimos deixar como legado um serviço que desse aos irmãos mais sofridos um mínimo de bem-estar e dignidade, como alimento, higiene e atenção”.

“O nome ‘Casa do Pão’ reforça o tema do Congresso (Pão em todas as mesas) e remete a Jesus que se dá na Eucaristia”, explicou dom Fernando.

Pode ser uma imagem de 5 pessoas, pessoas em pé, flor e área interna
Foto: arquidiocese de Olinda e Recife/reprodução Facebook

Mobilização

Várias atividades alusivas ao Congresso têm sido realizadas no Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), além de mobilizações para a divulgação nacional.

Na diocese de Cajazeiras (PB), uma série de Romarias ao Santuário Bom Jesus Eucarístico Aparecido, na cidade de Sousa (PB), teve início no mês passado. Como parte das celebrações do Ano Eucarístico Diocesano, em preparação para o 18º CENserão cinco romarias até novembro, contemplando as foranias diocesanas.

Foto: Pascom Cajazeiras

Em Palmares (PE), o bispo diocesano, dom Fernando Barbosa dos Santos, participou da tradicional Caminhada da Fé, no início deste mês, em Cupira, agreste pernambucano. A 27ª edição do evento lembrou o Jubileu de 60 anos da diocese e marcou os preparativos da Igreja local para o 18º Congresso Eucarístico Nacional.

Foto: Pascom Paróquia São João Batista – Cupira (PE)

Também estão previstos, nos meses que antecedem o Congresso outras atividades. Em junho, um Tríduo Eucarístico, preparando a festa de Corpus Christi. Em julho e agosto, dois eventos voltados para a juventude. E de junho a outubro, a Capela Bom Pastor, na sede do Regional Nordeste 2 da CNBB, vai receber uma série de concertos musicais. Já na internet, serão realizadas pelas editoras Paulinas e Paulus, lives para aprofundamento do texto base.

Os vicariatos da arquidiocese terão celebrações preparatórias. Após o Congresso, também estão previstas celebrações e lançamentos da memória.

Confira mais detalhes aqui.

Outra iniciativa de mobilização foi uma reunião virtual da Comissão Executiva do 18º CEN com secretárias e secretários executivos dos regionais da CNBB, no início deste mês. Na oportunidade, foi possível partilhar sobre o andamento dos preparativos para o Congresso e esclarecer dúvidas de como participar e como os secretários podem ajudar a animar seus respectivos regionais a estarem representados.

Por meio da Signis Brasil, foi enviado material de divulgação do Congresso para as emissoras de televisão e rádio de inspiração católica.

Por CNBB – Com informações da arquidiocese de Olinda e Recife, CNBB NE 2 e Comunicação 18º CEN

Congresso Eucarístico Nacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA