No dia da celebração da Paixão e Morte de Cristo, os passos de Jesus tomam forma na representação de diversas apresentações artísticas na Arquidiocese de Florianópolis. Grupos teatrais, que contam com atores voluntários e profissionais, se expressam em uma das histórias mais impactantes da humanidade.

As narrativas são traçadas a partir de ângulos distintos – uns contam a história a partir de Maria, mãe de Deus, outros de Madalena ou João, etc –, porém todas trazem a mensagem central: Deus amou tanto a humanidade, que foi capaz de doar a própria vida para salvar a todos (cf Jo 3, 16).

A celebração da Sexta-feira Santa deve acontecer em todas as paróquias e santuários da Arquidiocese, mas as apresentações artísticas seguirão apenas em determinadas localidades. Dentre elas, destacamos algumas opções de Florianópolis a Guabiruba.

Florianópolis

O teatro do CIC (Centro Integrado de Cultura) será palco da Encenação da Paixão de Cristo, organizada pelo Movimento de Emaús. Mais de 50 jovens, atores amadores, relembrarão os últimos passos de Jesus em uma apresentação que deve reunir cerca de 1800 espectadores em duas sessões: às 17h30 e 20h.

Esta já é a 23ª edição do evento, que recria a Jerusalém de mais de dois mil anos atrás, em um espetáculo de fé e de emoção, tanto no palco quanto na plateia.

Já no Ribeirão da Ilha, a apresentação acontece na Praça Hermínio Silva. Junto da representação das passagens bíblica, foram incorporadas cenas contextualizando temas de questões sociais.

O trabalho, que começou em 1983, agora envolve 120 atores amadores, entre jovens, adultos, crianças e idosos de diferentes comunidades de Florianópolis e outros municípios. A exibição acontece às 18h30.

Ainda na capital, no Largo São João Paulo II, em frente à Catedral Metropolitana, tem mais uma edição da encenação organizada pelo Movimento Água Viva Jovem. O objetivo dos 60 participantes, entre personagens e estrutura, é evangelizar as pessoas e representar a via dolorosa até a crucificação de Jesus. A previsão de início é às 16h30.

Itajaí

No bairro Cordeiros, a Paróquia São Cristóvão promove a 6ª edição do teatro da Paixão de Cristo. O evento acontece após a “Celebração Solene da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo”, que tem início às 15h.

Aproximadamente 80 pessoas, entre personagens e produção, trabalham no espetáculo, que é narrado pelos personagens Maria, mãe de Jesus, e João, o discípulo amado. A apresentação acontece na lateral esquerda da Igreja Matriz, em dois palcos.

Guabiruba

“Paixão e Morte de um Homem Livre” é o nome da produção que se passa no pátio da Capela São Cristóvão, bairro Aymoré. Na apresentação, com início às 19h30, a história da morte e ressurreição de Cristo é contada pelo olhar da pecadora redimida, que teve o encontro com Jesus quando estava para ser apedrejada.

A montagem é feita pela Associação Artístico Cultural São Pedro (AACSP) e já está em sua 20ª edição. O projeto ainda conta com cerca de 400 voluntários envolvidos diretamente no trabalho.

Serviço

FLORIANÓPOLIS

Teatro do CIC – 03/04 – 17h30 e 20h
Ingresso: R$ 10,00 + 1 kg de alimento não perecível
Informações: (48) 9957-3001

Ribeiro da Ilha, Praça Hermínio Silva – 03/04 – 18h30
Entrada Franca
Informações: [email protected]

Largo São João Paulo II – 03/04 – 16h30
Entrada Franca
Informações: movimentoaguaviva.com.br

ITAJAÍ

Paróquia São Cristóvão – 03/04 – 18h
Entrada Franca
Informações: [email protected]

GUABIRUBA

Pátio da Igreja São Cristóvão – 02/04, 20h30 e 03/04, 19h30
Ingresso: R$ 10,00
Informações: [email protected]

Seu endereço de email não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios

*