Legião de Maria: Comitium Immaculata realiza retiro anual na Grande Florianópolis

>
>
Legião de Maria: Comitium Immaculata realiza retiro anual na Grande Florianópolis

O Comitium Immaculata, conselho administrativo da Legião de Maria, na Grande Florianópolis, promoveu o Retiro Legionário para seus membros no último dia 5 de agosto, no Santuário Nossa Senhora de Fátima, no bairro Estreito, na capital.
O evento foi assessorado pelo Pe. Guilherme Acácio do Nascimento e pelo Diác. João Flávio Vendrúsculo, que refletiram sobre o tema: “Vocação: graça e Missão”, e o lema: “Corações ardentes, pés a caminho”, do 3º Ano Vocacional no Brasil.
Na parte da manhã, após uma excelente recepção da Curia Rainha dos Apóstolos (Estreito) e café partilhado no salão paroquial, os 168 legionários de diversos Praesidia (núcleos) das paróquias de Florianópolis, Biguaçu, São José, Palhoça e São João Batista fizeram as orações iniciais da “tessera”, com os mistérios da Alegria do Santo Rosário, conduzidas pela presidente do Comitium Immaculata, irmã Helena Elizabeth Menezes Oliveira da Silva, e pelo assistente espiritual da Curia Rainha dos Apóstolos, Diác. João Flávio.
Na sequência, o Pe. Guilherme conduziu algumas reflexões sobre a temática: “Com a celebração do Ano Vocacional, o cristão é chamado a se configurar a Cristo, que morreu na cruz para a salvação da humanidade… Para sentir o coração arder é preciso uma vida de oração e de participação sacramental, e de eficiente presença na Igreja…”
Concluída a manhã, houve a celebração da Eucaristia no santuário, com a liturgia conduzida pela Curia Medianeira de todas as Graças (Biguaçu).
No período vespertino, depois das orações legionárias da “Catena Legionis” (Magnificat – cântico de Nossa Senhora) e o ofício divino da Imaculada Conceição, este coordenado pela Curia N. Sra. da Boa Viagem (Saco dos Limões), o Diác. João Flávio refletiu sobre a importância de um retiro para a espiritualidade do legionário: um reabastecimento da fé, uma oportunidade de se firmar um propósito, uma adesão ao processo na caminhada da vida.
Ao final da tarde, as legionárias e os legionários tiveram um momento de proximidade com Jesus Eucarístico, durante uma adoração ao Santíssimo Sacramento, na igreja, presidida pelo Diác. João Flávio, e as orações finais da “Tessera”.
Encerrou-se o Retiro Legionário Anual com um delicioso café da tarde partilhado pelos legionários, os agradecimentos da presidência do Comitium Immaculata e da Curia Rainha dos Apóstolos.
Destaca-se, também, a dedicação dos legionários das Curiae Imaculada Conceição (Capoeiras) e N. Sra. do Rosário (São João Batista) na confecção de lembrancinhas do retiro.
Exif_JPEG_420
Exif_JPEG_420
Exif_JPEG_420
Exif_JPEG_420
Legião de Maria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA