Santuários

>
Santuários

SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA (Florianópolis)

Com o Decreto Episcopal de 25 de novembro de 1944, o Estreito foi eclesiasticamente desmembrado de São José e elevado à Paróquia, tendo como primeiro vigário, Frei Felisberto Imhorst. No dia 12 de outubro de 1987 foi criado e instalado o Santuário atendendo a uma antiga aspiração da comunidade e as expressivas manifestações de fé a Nossa Senhora de Fátima. Esta devoção continua em cada dia 13, dos meses de maio a outubro.

A paróquia, sob a coordenação do Conselho Paroquial de Pastoral, conta com 25 grupos entre pastorais, movimentos e organismos.

O Santuário tem vários momentos de oração: missa todas as noites, missa para os doentes às quartas-feiras à tarde, oração diária do terço, adoração e bênção do Santíssimo Sacramento todas as quintas-feiras à tarde.

Muitos presbíteros exerceram o ministério nesta paróquia. Atualmente, o pároco é o Pe. José Besen; e o diácono João Flávio Vendrúscolo.

Missas

Sábado: 19h30
Domingo: 08h e 19h30

Contato:
Fone: (48) 3244-2435
Rua Souza Dutra, 442 – Estreito -Florianópolis-SC


 SANTUÁRIO IMACULADA CONCEIÇÃO DA LAGOA (Florianópolis)

Construído em 1750, o Santuário da Imaculada Conceição era conhecido como Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Lagoa e, em 8 de dezembro de 1999, a Igreja Nossa Senhora da Conceição foi elevada à categoria de santuário, pelo então Papa João Paulo II.

As casas de arquitetura típica se encontram mais próximas à Igreja, com destaque para a antiga casa do vigário e a ladeira de pedras.

A ideia de criar um santuário na Ilha nasceu do desejo de integrar ainda mais Florianópolis no movimento de renovação e fé durante o Jubileu do ano 2000.

Missas

Sábado: 18h
Domingo: 08h e 20h
Aberto de terça a sábado das 08h ás 12h e das 13h30 às 17h30.

Contato
Fone: (48) 3232-1972
Rua Francisca Luiza Vieira, 277 – Lagoa da Conceição


SANTUÁRIO SANTA PAULINA (Nova Trento)

Localizado na cidade de Nova Trento, o Santuário Santa Paulina é um parque ecológico que oferece aos visitantes mais de 20 recantos para oração, momentos devocionais e de contemplação. Tudo isso, em meio a beleza das flores, cachoeiras, pássaros, belas trilhas e muito verde.

Construído e dedicado à primeira santa do Brasil, o local foi inaugurado em janeiro de 2006 e recebe atualmente cerca de 70 mil fiéis por mês, aumentando ainda mais esse fluxo, no período de alta temporada.

Além dos espaços religiosos, o santuário também oferece restaurante, hospedagem e uma loja com várias opções de lembranças e produtos exclusivos.

Todo terceiro domingo do mês é possível assistir pela TV as Missas transmitidas ao vivo direto do Santuário, às 06h, pela TV Aparecida e Evangelizar.

Serviço

O Santuário fica aberto para visitação diariamente, das 07h às 18h. De 26 de dezembro até o carnaval, das 07h às q9h.

O acesso se dá pela BR 101 até Tijucas, após segue pela SC 410, passando por Canelinha e São João Batista. Via Brusque, deve se pegar a SC 410, passando pelo Distrito de Claraíba. E conta com serviço de atendimentos e escuta diariamente, bênçãos e confissões.

Endereço

Rua Madre Paulina, 3.850 Vígolo

88270-000 Nova Trento – SC

Caixa Postal 12

Fone: (48) 3267-3030

Site: santuariosantapaulina.org.br

E-mail: [email protected]

Missas

Segunda-feira: 10h
De terça a sábado: às 10h e às 15h
Domingo: 08h, 10h, 14h e 16h

No terceiro domingo de cada mês: às 06h (TV Aparecida e Evangelizar), 08h, 10h, 14h e 16h

Contato:

Telefone: (48) 3267-3030

Whatsapp: (48) 3267-3030
Site: santuariosantapaulina.org.br

Redes Sociais: @santuario.santapaulina


 SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DO BOM SOCORRO  (Nova Trento)

Entre as montanhas de Nova Trento está o Santuário de Nossa Senhora do Bom Socorro, também conhecido como Morro da Cruz. O acesso ao local está situado no centro da cidade, que compreende um percurso de 525 metros de altitude. Durante o trajeto, o visitante tem a oportunidade de apreciar uma vista panorâmica da cidade e também dos municípios vizinhos.

No caminho há 14 capitéis que formam a Via Sacra e uma fonte de água potável e natural. O Santuário abriga diversas relíquias centenárias entre elas uma cruz que foi implantada em 1899 e está localizada atrás da Igreja na parte mais alta do morro.

A história de fundação do Santuário teve início, em 1899, quando o Pe. Jesuíta, Luís Maria Rossi, decidiu erguer cruzes nos montes mais altos de Nova Trento para comemorar a passagem de século. Seu auxiliar, o missionário Pe. Alfredo Russel, prometeu levantar um monumento a Nossa Senhora do Bom Socorro junto a cruz mais alta.

A passagem de século transcorreu em meio a cantos e orações, fogueiras e fogos de artifícios. Meses depois, no dia 13 de julho de 1901, sobre o Morro da Cruz, Pe. Alfredo Russel abençoou a cruz e o quadro de Nossa Senhora do Bom Socorro, no local onde mais tarde seria erguido um Santuário em sua homenagem.

Para construir o Santuário, os neotrentinos se uniram na doação dos materiais, bem como auxiliaram para levar os materiais e a estátua de Nossa Senhora do Bom Socorro até o morro. A estátua foi uma doação da Condessa Clermont de Tonnerre, da França, e está no Morro da Cruz desde 14 de maio de 1906.

Missas

Sábado: 10h
Domingo: 
10h

Contato
Endereço:
Rua Nossa Senhora do Bom Socorro, Morro da Cruz – Nova Trento – SC
Telefone: (48) 3267-0127

Site: santuarionsbomsocorro.com.br


 SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DE AZAMBUJA  (Brusque)

O Santuário de Azambuja, como é conhecido, fica localizado no município de Brusque, Vale do Itajaí. No mesmo complexo do Santuário tem o Morro do Rosário e a Gruta de Nossa Senhora de Caravaggio.

Em 1876, com a chegada dos primeiros colonos ao Vale de Azambuja, começa a construção uma Capela em honra de Nossa Senhora de Caravaggio. Sobre o altar se encontra um quadro de Nossa Senhora de Caravaggio vindo diretamente da Itália. A imagem ainda hoje pode ser admirada na gruta anexa ao Santuário. Lá não se invoca Nossa Senhora de Caravaggio, mas Nossa Senhora de “Azambuja”.

Azambuja logo se torna um centro de peregrinações. Com o aumento do número de romeiros, Pe. Antônio Eising inicia a construção de uma nova igreja, no mesmo ano em que chega a Brusque, em 1892. A nova igreja fica concluída dois anos depois.

Em 1º de setembro de 1905, o Bispo diocesano de Curitiba, Dom Duarte Leopoldo e Silva, eleva a Capela de Azambuja à dignidade de Santuário Episcopal, com o título de Santuário de Nossa Senhora de Azambuja, desmembrando-o da jurisdição do vigário de Brusque.

Em abril de 1927 é transferido para Azambuja o Seminário Menor da Arquidiocese de Florianópolis.

No dia 02 de novembro de 1927 são retirados da antiga capelinha os quadros, bancos e ex-votos. No dia seguinte é feita a demolição da mesma. Ali junto a fonte, cujas águas são tidas como miraculosas, dá-se início à construção de uma gruta. Nela são entronizadas as imagens de Nossa Senhora de Lourdes e Bernadete.

Em 08 de dezembro de 1939 é lançada a pedra fundamental do novo Santuário, o terceiro a ser edificado. O projeto, idealizado pelo arquiteto Simão Gramlich, prevê uma torre com 40 metros de altura e uma nave central medindo 45 metros de comprimento por 16 metros de largura, com uma altura de 20 metros.

Embora já estivesse sendo usado desde 1943, somente em 26 de maio de 1956, Dom Joaquim Domingues de Oliveira oficia a consagração do Templo.

Missas

Segunda a sábado: 19h

Domingo: 06h, 08h30, 10h30, 16h e 19h

Contato

Endereço: Praça de Azambuja, 1076 – Azambuja – Brusque – Santa Catarina


 SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DE ANGELINA (Angelina)

A Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Angelina foi instituída no dia 08 de abril de 1921, por Dom Joaquim Domingues de Oliveira, Bispo da Diocese de Florianópolis. A primeira Igreja Matriz da Paróquia foi a Capela de São Carlos Borromeu, construída em barro no ano de 1863.

Em 16 de setembro de 1946, a Capela foi desmontada para dar lugar à nova Igreja, que teria como primeira padroeira Nossa Senhora da Imaculada Conceição e São Carlos Borromeu como segundo padroeiro. A inauguração aconteceu dois anos depois.

Uma procissão com a imagem de Nossa Senhora de Lourdes subiu o morro de Angelina, em 1907, para ali proceder a benção da gruta, entronizando assim a imagem. No dia 06 de fevereiro de 1988, o Arcebispo Metropolitano, Dom Afonso Niehus, instituiu a Igreja Matriz Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Angelina e em sua gruta anexa, como Santuário Nossa Senhora de Angelina.

Hoje, a Paróquia conta com 18 comunidades e abrange os municípios de Angelina e Rancho Queimado.

O caminho até Angelina é feito pela BR 282, em direção a Lages, seguido pela SC 407 por mais 13km, a partir do trevo de Rancho Queimadoi.

Missas

Sábado: 19h
Domingos: 08h e 10h

Contato

(48) 3274-1185

www.santuarioangelina.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA