Lenten Wrapped Cool Cross Silhouette

Lenten Wrapped Cool Cross Silhouette

Precisamos entender o processo de crescimento na fé como um caminho feito, passo a passo, na busca do encontro com o Senhor.

A Iniciação à Vida Cristã se dá “gradativamente no seio de uma comunidade, que reflete a importância do Mistério Pascal” (RICA pag. 17). O Diretório Nacional de Catequese nos diz que Iniciação à Vida Cristã “é o processo de preparação, compreensão e acolhimento dos grandes segredos da fé e da vida nova revelada em Jesus Cristo” (DNC, 38).

São quatro os tempos sucessivos neste processo de crescimento na fé: o Pré Catecumenato (tempo do anúncio de Jesus Cristo), o Catecumenato (tempo da catequese completa), Tempo da Purificação e Iluminação (tempo da Quaresma- preparação espiritual) e Tempo da Mistagogia (vivência do mistérios recebidos).

O tempo quaresmal vivido pelos iniciandos é um tempo favorável que prepara devidamente toda a comunidade cristã para compreender, celebrar e vivenciar o Mistério Pascal da paixão, morte e ressurreição do Senhor Jesus.

Este tempo supõe, por parte de todos os cristãos, uma verdadeira conversão a Jesus Cristo, de toda a sua vida, uma fé esclarecida e vontade de receber os sacramentos por parte dos adultos que são catecúmenos e dos que já foram batizados. A comunidade acompanha os que estão neste processo, com o seu testemunho no empenho da escuta e vivência da Palavra de Deus, na oração e mediante nas celebrações de penitência, renovando sua opção e adesão ao seguimento de Jesus Cristo.

A quaresma é um caminho,assim como a Iniciação à Vida Cristã, que conduz à vida nova da Páscoa. Jesus Cristo, por seu Mistério Pascal, realizou a eterna aliança com o povo de Deus.

Os exercícios da prática quaresmal, bem assumidos, ajudarão os seguidores de Jesus a viverem uma contínua conversão que não consiste apenas na participação em um ritual, mas uma plena experiência profunda e inserção no Mistério Pascal de Cristo. Mistério que atua no presente, em nossa vida diária.

Por Irmã Marlene Bertoldi
Serviço de Animação Bíblico Catequético
Artigo publicado no Jornal da Arquidiocese, página 09, edição de março de 2017

Seu endereço de email não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios

*