Em dezembro de 2017, foi publicada pela editora Cultor de Livros a biografia do jovem Promotor de Justiça, Marcelo Câmara, o Marcelinho, que viveu em Florianópolis e deixou esta vida aos 28 anos de idade, com fama de santidade.

 

Mas quem foi Marcelinho Câmara?

Marcelo Henrique Câmara foi um filho e irmão extremamente dedicado à sua família. Amadureceu muito cedo com a separação dos pais e aos 10 anos de idade, assumiu atitude de responsabilidade pela mãe e pelo irmão mais novo. Na juventude procurou render ao máximo seus exímios dotes intelectuais, empenhando-se nos estudos. Tornou-se mestre em Direito, atuou como professor substituto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e como Promotor de Justiça do Estado.

No início do curso universitário participou do retiro espiritual do Movimento de Emaús, quando obteve a graça de profunda conversão ao Evangelho. Nos anos seguintes exerceu intenso apostolado com os jovens do Movimento e na sua Paróquia Sagrado Coração de Jesus, do bairro Inglese, em Florianópolis. Participando dos meios de formação da Opus Dei, encontrou a confirmação da sua vocação laical de santificar as realidades temporais, incluindo o trabalho profissional.

Foi surpreendido pela descoberta de um linfoma, que posteriormente evoluiu para leucemia. Enfrentou com extraordinária serenidade o longo processo de luta pela vida, transformando o sofrimento em fonte de esperança e fé para as pessoas que o procuravam.

Veio a falecer em uma Quinta-feira Santa, dia 20 de março de 2008. Desde então, a fama de  santidade do jovem começou a ficar mais conhecida.

Acredita-se que a vida santa do Marcelinho tem muito a contribuir para a sociedade atual: oferece um ideal para os jovens, consola e traz esperança às famílias marcadas pela separação, inspira as autoridades públicas a servir com justiça, honestidade, zelo e caridade. Enfim, desperta a vontade de viver ardentemente o amor nas realidades mais comuns da vida, mostrando que a santidade é um convite e uma possibilidade para todos.

Na missa de sétimo dia, o orientador espiritual do Movimento de Emaús, Monsenhor Francisco de Sales Bianchini, emocionado, aconselhou os presentes a não rezarem pelo Marcelo, mas a pedir sua intercessão junto a Deus, porque era verdadeiramente um santo.

O livro…

A obra NO CAMINHO DA SANTIDADE – A vida de Marcelo Câmara, um Promotor de Justiça, conta ainda com o prefácio redigido pelo Padre Hélio Tadeu Luciano de Oliveira e com quatro apêndices.

No Apêndice I, encontram-se vários relatos de graças alcançadas atribuídas à intercessão do Marcelo, havendo a notícia de favor recebido até no Japão.

No Apêndice II, sob o título “Marcelinho, um amigo que mora no Céu”, procura-se apresentar uma narrativa sintética da vida do jovem com uma linguagem simples, para ser contada às crianças.

No Apêndice III, o Vigário Geral da Arquidiocese de Florianópolis e Orientador Espiritual do Movimento de EmaúsPadre Vitor Galdino Feller, apresenta o sentido cristão da visitação do túmulo daqueles que deixam esta vida com fama de santidade, e faz um convite à visitação piedosa do túmulo do Marcelo.

E no Apêndice IVa pedido do Arcebispo da Arquidiocese, Dom Wilson Tadeu Jönck, scj, exibe-se um índice de leitura guiada, facilitando o estudo da vida do Marcelo pelos temas centrais que compuseram o seu caminho de santidade.

É uma obra para refletir, para rezar, para se emocionar, enfim, para se inspirar.

A autora…

Maria Zoê Bellani Lyra Espindola é casada, mãe de quatro filhos. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, exerce também a profissão de servidora pública federal, atuando como analista judiciário do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região na cidade de Timbó (SC). Co-autora da obra REGINA – Regulação Inteligente da Natalidade: Fundamentos para o Planejamento Familiar, publicada pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar, organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Lançamento em 2018…

O lançamento oficial da obra ocorrerá no dia 20 de março de 2018às 19h30, na Catedral Metropolitana de Florianópolis, após a Missa celebrada na intenção dos dez anos de falecimento do Marcelo, que será presidida pelo Arcebispo Dom Wilson Tadeu Jönck.

O livro por ser adquirido no site da editora Cultor de Livros: https://www.cultordelivros.com.br/produto/no-caminho-da-santidade-78455

Além do site, para quem mora em Florianópolis poderá adquirir o livro na Igreja da Imaculada Conceição (Rua Vitor Konder, Centro), na Divino Oleiro (CEAR), e também junto ao Movimento de Emaús pelo telefone (48) 9-9963-6550.

Pede-se que depoimentos de graças alcançadas, sejam comunicados no site www.marcelocamara.org.br

1 Comentários, RSS

  • diácono Otávio Souza

    diz em:
    10 de Janeiro de 2018 às 13:08

    Vamos colaborar com esta obra de evangelização, e rezar pela santidade de nosso irmão Marcelo.

Seu endereço de email não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios

*