Um ano todo dedicado à Mãe de Deus e nossa

>
>
Um ano todo dedicado à Mãe de Deus e nossa

O grande momento da Arquidiocese será a peregrinação ao Santuário de Aparecida, em junho

Foto: Mateus Peixer

“Nossa Senhora é tudo para a gente. Os ministros da Eucaristia daqui a consideram uma referência. Ir até a casa da Mãe deixa a gente muito feliz e tem ministros que nunca foram até lá”. Assim, a coordenadora paroquial dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, Maria Inedina Sagaz, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, nos Ingleses, Florianópolis, fala da expectativa para a peregrinação de toda a Arquidiocese ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, de 16 a 18 de junho. A paróquia já tem dez ônibus confirmados, em um total de 400 devotos, de 11 comunidades. Um destes ônibus está lotado somente com os Ministros da Sagrada Comunhão. Ana Sagaz, como é mais conhecida Maria Enedina, explica que quando assumiu a coordenação, dos três desejos que estavam em seu coração, um deles era levar os ministros até o Santuário Nacional. E com a peregrinação arquidiocesana, deu certo. “Nossa Senhora está à nossa frente em tudo, como mãe e intercessora”, acrescentou a coordenadora.

Ana Sagaz (E) e Gisele dos Reis (D), da Paróquia dos Ingleses | Foto: Lúcia Maria Andricopolo

O pároco, Pe. Mário Raimondi, disse que a ideia é “estar em comunhão com toda a diocese, na participação do Ano Mariano Nacional. Temos grande devoção também à Desatadora dos Nós. Será um encontro de fé e de oração. Também como parte deste ano especial, começamos no Santuário dos Ingleses no mês de maio, o Terço dos Homens, toda terça-feira, às 20h”.
A peregrinação da Arquidiocese ao Santuário da padroeira do Brasil em junho acontece no Ano Mariano Nacional, instituído pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em comemoração aos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, nas águas do rio Paraíba do Sul. Teve início no dia 12 de outubro de 2016 e se encerra em 11 de outubro de 2017.

Padre Mário organizou a caravana da Par. dos Ingleses rumo à Aparecida | Foto: Everton Marcelino

A celebração dos 300 anos é uma grande ação de graças. Todas as dioceses do Brasil, desde 2014, preparam-se recebendo a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, que percorre cidades e periferias, lembrando aos pobres e abandonados que eles são os prediletos do coração misericordioso de Deus.

Na Arquidiocese, a imagem peregrina de Aparecida chegou no dia 31 de julho de 2016 e permaneceu até 28 de agosto. A missa de encerramento da visita no Santuário de Santa Paulina contou com a participação de aproximadamente sete mil pessoas. A imagem jubilar foi doada para a diocese e hoje está na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Balneário Camboriú.

Além da Paróquia dos Ingleses, todas as demais se mobilizam com caravanas de devotos para esta grande peregrinação rumo a Aparecida. Até o fechamento desta edição do jornal, mais de 70 ônibus já estavam confirmados, distribuídos em dez foranias. Faltava apenas a confirmação dos peregrinos de outras três foranias.

Roteiro para retiro espiritual do ano dedicado a Maria

Para melhor viver este período, a Arquidiocese de Florianópolis elaborou um livreto que contém um roteiro com sete meditações que se inspiraram no objetivo geral do 13º Plano Arquidiocesano de Pastoral e do Ano Nacional Mariano. A ideia é que cada paróquia, movimento, pastoral, novas comunidades, apliquem este roteiro na realização de retiros ou mesmo, no caminho rumo a Aparecida.

Cada meditação está organizada da seguinte forma: a) Introdução segundo o 13º Plano Arquidiocesano de Pastoral; b) Iluminação bíblica; c) Meditação temática dentro do Ano Mariano; d) Texto bíblico para leitura orante; e) Questões para meditação pessoal ou em grupo; f) Oração.

Além das sete meditações foram preparadas as celebrações para os diversos momentos celebrativos que ocorrem durante o retiro.

Cem anos das aparições em Fátima

Neste Ano Mariano Nacional, há outra comemoração em honra a Maria. No dia 13 de maio, a Igreja celebra os 100 anos das aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos, Lúcia, Francisco e Jacinta, em Fátima, Portugal.
O pequeno povoado se tornou centro internacional de devoção e pearegrinação. Sua legitimidade é atestada pelas visitas dos papas Beato Paulo VI, São João Paulo II, Bento XVI e, neste ano, Francisco.

Para alegria de toda a Igreja, no dia 23 de março o Papa Francisco aprovou um milagre obtido pela intercessão de Jacinta e Francisco. Deste modo, o Papa vai canonizar Jacinta e Francisco, na viagem que fará a Portugal, neste mês, por ocasião do centenário das aparições.

A Arquidiocese também recebeu a imagem peregrina de N. Sra. de Fátima, que esteve no santuário a ela dedicado, no Estreito, entre os dias 12 a 20 de março.

Um bispo e uma história com a Mãe

Imagem de Fátima saindo em procissão da casa do avô de Dom Salm | Foto: Arquivo Pessoal

O bispo da Diocese de Tubarão e presidente do Regional Sul 4 da CNBB, Dom João Francisco Salm, relata que o avô, Fredolino Arnoldo Schmitt, era muito devoto de Nossa Senhora de Fátima. Morou na localidade de Barro Branco, Paróquia São Pedro de Alcântara. Fredolino e a esposa Matilde rezavam o terço diariamente. O avô doou o terreno, a imagem de N. Sra. de Fátima e parte da construção da capela que atualmente existe no local. “Eu fui muito marcado por esta devoção dos meus avós. Além disso, aos 12 anos de idade, entrei no então Seminário de Antônio Carlos, dedicado a Nossa Senhora de Fátima”, lembrou.

Em 1968, os pais do bispo e, um pouco depois, também os avós e uma tia se mudaram para o bairro Jardim Maluche, em Brusque. Ele já estava no seminário daquele municípios, em Azambuja, ali,com outras pessoas, começou um movimento para formar uma comunidade. A mãe e as tias doaram uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, que assim se tornou a padroeira da nova comunidade. Logo que iniciou os trabalhos no Seminário de Azambuja, em 1980, Dom Salm aceitou o convite para celebrar na comunidade Nossa Senhora de Fátima, às sextas-feiras, a missa pelas vocações sacerdotais. Ainda hoje se mantem essa prática.

“Na comunidade de Barro Branco, na minha infância, a referência era Nossa Senhora de Fátima. Outros títulos da Mãe de Jesus, como Nossa Senhora Aparecida, não eram tão familiares. Para mim, Maria é um modelo de discípula cristã, de vida, de vocação. Dela tenho sempre muito a aprender. Maria é intercessora e, por isso, costumo recorrer a ela. Sua proximidade com Jesus Cristo, sua participação na Igreja nascente, sua fidelidade e humildade fazem dela uma mulher diferente e encantadora”, assegurou Dom Salm.

No ensino de crianças e jovens, uma padroeira especial

rmã Neuza afirma que é uma graça ter Fátima como padroeira do colégio | Foto: Gugu Garcia

No bairro do Estreito, em Florianópolis, um colégio católico tem Nossa Senhora de Fátima como  padroeira. A vice-diretora do Colégio Salvatoriano Nossa Senhora de Fátima, Irmã Neuza Maria Cericato, reconhece que celebrar os 100 anos das aparições de Fátima é um acontecimento marcante para a Igreja, não apenas pela experiência inicial vivenciada, mas pela mensagem evangélica, o testemunho de fé e a dimensão profética que os apelos da Mãe trazem para os dias atuais. “Sua mensagem não está presa no passado, mas é uma força dinamizadora para cumprir o projeto de Deus em nossos dias. Somos felizes e privilegiados por tê-la como padroeira de nosso colégio e modelo a ser seguido na concretização da vida cristã”, apontou Irmã Neuza.

 Oração Jubilar

Senhora Aparecida, Mãe Padroeira, em vossa singela imagem, há 300 anos aparecestes nas redes dos três benditos pescadores no Rio Paraíba do Sul. Como sinal vindo do céu, em vossa cor, vós nos dizeis que para o Pai não existem escravos, apenas filhos muito amados. Diante de vós, embaixadora de Deus, rompem-se as correntes da escravidão! Assim, daquelas redes, passastes para o coração e a vida de milhões de outros filhos e filhas vossos. Para todos tendes sido bênção: peixes em abundância, famílias recuperadas, saúde alcançada, corações reconciliados, vida cristã reassumida. Nós vos agradecemos tanto carinho, tanto cuidado! Hoje, em vosso Santuário e em vossa visita peregrina, nós vos acolhemos como mãe, e de vossas mãos recebemos o fruto de vossa missão entre nós: o vosso Filho Jesus, nosso Salvador. Recordai-nos o poder, a força das mãos postas em prece! Ensinai-nos a viver vosso jubileu com gratidão e fidelidade! Fazei de nós vossos filhos e filhas, irmãos e irmãs de nosso Irmão Primogênito, Jesus Cristo, Amém!

Matéria principal do Jornal da Arquidiocese, edição de maio de 2017, páginas 06 e 07.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA