Tradição, fé e emoção de mãos dadas em Bombinhas

>
>
Tradição, fé e emoção de mãos dadas em Bombinhas

Comunidade bombinense festeja a 3ª edição da Festa do Divino Espírito Santo em grande estilo e emoção.

A Comunidade bombinense celebrou, de 18 a 21 de maio, a III Festa do Divino Espírito Santo, encabeçada pela Comunidade de Nossa Senhora dos Navegantes, com a participação das demais seis comunidades que compõem a Paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Foram quatro dias de muito louvor, devoção, emoção e manutenção da tradição, reiterando a religiosidade como uma das maiores heranças culturais luso-brasileira.

O festejo iniciou na sexta-feira, 18, com o desfile do Cortejo Luminoso seguido de missa, e no sábado foi realizada a missa de Chegada das sete Bandeiras do Divino Espírito Santo de Bombinhas, que retornaram com a missão cumprida de visitação de casa em casa, nos 50 dias de caminhada.

O dia de Pentecostes, 20 de maio, iluminado por um sol radiante, proporcionou um lindo desfile do Cortejo Imperial prestigiado pelo prefeito Paulo Henrique Dalago Müller que conduziu a Bandeira do Município. A emoção era visível tanto nos adolescentes e crianças do Cortejo, como também em seus pais, familiares, amigos e as Comitivas do Divino, sem falar na comunidade em geral que orgulhosa não perdia um único detalhe do desfile.

O pároco local, Padre Silvano de Oliveira, falou da devoção do povo bombinense e sua dedicação na realização da festa, mas ressalta que é necessário ser Pentecostes todos os dias do ano. “Mesmo a pessoa sendo de uma cultura totalmente diferente da nossa, se ela agir conforme o pedido do Espírito Santo, da Santíssima Trindade, ou seja, se aquela pessoa estiver vivendo o amor, nós entenderemos sua mensagem e até a língua dela”. O prefeito Paulinho elogiou a dedicação da comunidade na organização do festejo e dos festeiros, os pais do casal imperial, ainda comentou a emoção que vivenciou na noite anterior, pois, sua mãe foi homenageada em Camboriú por ter sido imperatriz há 52 anos num festejo que já tem 150 anos de realização, e, também enfatiza a amorosidade. “Das palavras que o padre Silvano nos traz eu compartilho com todos a questão do amor, que é sem dúvida a coisa mais importante. Se todos tivermos o amor no coração, o amor ao próximo seremos uma cidade melhor, um estado melhor e com certeza um país melhor. Este ano é decisivo para nosso país, pra todos nós, que o Divino Espírito Santo nos proporcione a amorosidade necessária para fazermos e vivermos um Brasil mais fraterno”.

Após a celebração foi servido almoço no salão paroquial. Em seguida a comunidade se deliciou com uma domingueira, pra lá de animada. Na segunda-feira, 21, aconteceu a missa de Ação de Graças e apresentação do casal imperial de 2019 Rafaela Renata Mafra e Nícolas Almeida da Silva, que foram escolhidos por meio de sorteio realizado durante o almoço de domingo. Os dois jovens foram vestidos com os mantos e seus pais receberam a coroa e o cetro. Logo após, foi servido um jantar de confraternização, onde o significado da partilha no total sentido da semântica foi concretizado, pois o Pentecostes, a Festa do Divino Espírito Santo é justamente uma grande partilha de fé, emoção, devoção, união e gratidão.

Comovidos, os pais de Arthur e Laís, casal imperial deste ano, Giliard Altair Pinheiro e Carolina Pinheiro Frota e Cleice Pinheiro não esconderam ser este um dos grandes momentos inesquecíveis de suas vidas: “Foi maravilhoso! Tudo que nós fizemos foi com muito carinho e dedicação perante a sociedade, junto com a nossa comunidade. E nós só temos a agradecer o Divino Espírito Santo no nosso corpo e nas nossas famílias, porque trabalhamos não pra nós, mas pra Ele. E trabalhar pra quem a gente não vê é esplêndido”, ressalta Cleice Pinheiro.

A Festa do Divino Espírito Santo de Bombinhas contou como o apoio da Prefeitura de Bombinhas, Materiais de Construção Veratoni, Padaria Beiramar, Mercado Bombinhas, dos vereadores Alan Alir de Souza e Alessandro Arno Mafra e do prefeito Paulo Henrique Dalago Müller.

Por Márcia Cristina Ferreira

Assessora de Imprensa da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas

Coordenadora da Pastoral da Comunicação da Paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA