Surfistas católicos falam sobre as melhores praias para surfar na Arquidiocese

>
>
Surfistas católicos falam sobre as melhores praias para surfar na Arquidiocese

E aí, “brother”! O verão chegou e está na hora de acordar bem cedo para pegar aquela onda. Tem que ir naquela praia que é o “pico”, porque lá não tem “merreca”.  O dia acabou de amanhecer, são 07h, o mar não está “flat”, tem muito “swel”, perfeito para fazer um “drop”.

A cultura do surfe é marcante no litoral da Arquidiocese de Florianópolis. Desde os anos 70, o esporte influencia no estilo de vida das cidades que são banhadas pelo Oceano Atlântico. São muitas pousadas, escolas de surfe e fábricas de equipamento que contribuem para a economia da região e incentivam o turismo jovem.

A Revista de Verão conversou com alguns fiéis que praticam o surfe e perguntou quais são as melhores praias de Floripa e outras cidades, para a prática do esporte.

Momento em que Gustavo faz uma “batida”.

Gustavo Alves Corrêa

26 anos

Analista financeiro

Participa do Movimento de Emaús

“Gosto de surfar na Praia Brava, onde aprendi o esporte e onde tenho casa de praia, e na Praia do Matadeiro, com vento sul, na Joaquina e no Santinho, com vento norte. Gosto dessas praias pelo tipo de onda que quebra constantemente nelas”.

 

Lui na praia dos Ingleses, na Capital.

Lui Von Holleben

26 anos

Coordenador de vendas

Participa do Movimento de Emaús

“Gosto da Praia do Silveira, em Garopaba. Em Itajaí, a melhor é Praia Brava. Mas na maior parte do ano eu surfo no norte da Ilha, especialmente nos Ingleses e na Brava. Me identifico com esses dois lugares, por sempre estar entre amigos e família, pois o surf representa mais do que um esporte, é também uma maneira de estar muito perto da criação e, por consequência, da presença de Deus. Além disso, minha praia do leste da Ilha preferida é a Mole”.

 

 

 

Alexandre de Souza

Alexandre (D) com o amigo Gilberto (E) após uma sessão de surfe.

40 anos

Empresário
Participa das Equipes de Nossa Senhora

“Os lugares que eu mais gosto são as praias da Joaquina, Mole, Moçambique e Santinho. As melhores ondas dependem da direção da ondulação e do vento. A melhor condição em Florianópolis é com ondulação de leste e vento oeste”. #FicaADica

 

Guido ingressou no seminário São José (RJ), em 2008.

Guido,  o anjo das ondas

Guido Vidal França Schäffer nasceu no dia 22 de maio de 1974, em Volta Redonda (RJ). O jovem era surfista, médico e seminarista, envolvido em causas sociais.

Ele estava prestes a se tornar sacerdote, quando veio a falecer vítima de uma contusão na nuca, que gerou desmaio e afogamento, enquanto surfava, na praia da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, aos 34 anos.

Em 2014, a Arquidiocese do Rio de Janeiro abriu o processo de beatificação junto à Santa Sé. Neste período, o surfista seminarista se tornou Servo de Deus.

O surfe era uma forma do jovem se encontrar com Deus.

Mais informações: guidoschaffer.com.br

 

 

Traduzindo algumas gírias

Batida: O surfista bate a crista da onda usando a parte de baixo da prancha

Brother: “Irmão”, em inglês. Maneira como um surfista chama outro, amigavelmente

Drop: Descer a onda da crista até a base

Flat: Mar calmo, sem ondas

Merreca: Onda pequena

Pico: Local muito bom de ser frequentado

Swel: Sequência de ondulações.

 

 

praias de FlorianópolissantidadesurfeSurfistas católicos falam sobre as melhores praias para surfar na Arquidiocese

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA