Sempre é tempo de acolher

>
>
Sempre é tempo de acolher
Imigrantes italianos no final do século XIX

Europeus começaram a chegar no século XVII para ocupar o litoral de Santa Catarina. Os primeiros vieram do Cabo de São Vicente, em Portugal, para povoar as duas ilhas onde hoje se situam Florianópolis e São Francisco do Sul. Só depois vieram os portugueses dos Açores e da Madeira, consolidando uma caracterização regional histórico-político-cultural que se faz sentir até hoje.

Já a parte central do Estado, região que era chamada de ”caminhos de gado”, começou a ser colonizada pelos paulistas, no mesmo século. A partir de então, o planalto catarinense começou a ganhar povoados, onde estão atualmente Lages, São Joaquim e Mafra.

A partir do século XIX, ocorre um novo movimento de imigração constituído por alemães e italianos. A primeira colônia alemã em Santa Catarina começou em São Pedro de Alcântara, no ano de 1829.

Os colonos italianos chegaram entre 1836 e 1875, ficando próximos às colônias alemãs e, mais para o interior destas, seguindo o vale dos maiores rios que buscam o Atlântico, dando origem a São João Batista, Nova Trento, Rodeio, Ascurra, Criciúma, Nova Veneza, e outras.

O CRAI recebeu mais de 600 imigrantes em maio

Já a quarta corrente imigratória importante a povoar Santa Catarina foram os poloneses. A colonização ocorreu no final da década de 60 do mesmo século. Além disso, nesse período houve um fluxo interno de imigrantes de segunda geração, em direção ao oeste catarinense.

A imigração em Santa Catarina parou por aí? Como é nos dias atuais? Quem são os novos imigrantes? Caro leitor, confira as respostas para estas perguntas nos próximos parágrafos.

Recepção na prática

A cada ano que passa Santa Catarina recebe mais imigrantes, a maioria de países mais carentes como Haiti, Venezuela e República Dominicana. Por mais que seja uma cidade turística que recebe muitos estrangeiros, Florianópolis e as demais cidades do Estado não estão preparadas para receber estas pessoas.  Mas a culpa não é somente do governo, há também uma falta de interesse da sociedade em acolher os novos moradores.

A assistente administrativa, Jamila Rissardo (e), e a extensionista, Isabella Nickel (d), atendem os imigrantes

Há quem diga que não é possível proporcionar uma acolhida digna aos imigrantes. Será que isso é verdade ou há uma falta de interesse por parte do poder público?

Após dois anos de muita luta, entraves jurídicos, falta de respostas no repasse das verbas do Estado, o único Centro de Referência de Atendimento ao Imigrante (CRAI) de Santa Catarina foi inaugurado no início de fevereiro deste ano, graças aos esforços da Ação Social Arquidiocesana (ASA), entidade que também administra o CRAI.

Só em março, o Centro de Referência recebeu 390 imigrantes. As nacionalidades mais atendidas foram imigrantes do Haiti (336), Venezuela (oito), República Dominicana (seis), Uruguai (seis), Argentina (cinco) e Cuba (quatro). “A maioria vem em busca de trabalho, confecção de currículo, orientação de reunião familiar, registro na Polícia Federal e consulta de processos e documentos”, esclarece o técnico em projetos da ASA e coordenador do CRAI, Luciano Leite.

Padre Sérgio (e) e Jean Samuel

Além da ajuda da ASA, o CRAI conta com a orientação espiritual do coordenador da Pastoral do Migrante, Pe. Sérgio Olivo Geremia, CS, 74 anos. Ele ressalta que o trabalho dele é escutar as pessoas: “O simples fato de falar ‘bonjour’ (bom dia), ‘comment ça va?’ (como vai você?), duas palavras em francês, você já conquista o imigrante, em especial o haitiano”.

O CRAI tem a missão de promover e integrar o imigrante. A promoção dá a eles a oportunidade de legalizar o estado civil, o visto, o passaporte e outros documentos, e de encaminhar currículos. Já a integração ocorre por meio da assistência social, que auxilia na ajuda por vagas nas escolas, exames médicos e demais necessidades.

Dificuldades

Mesmo com uma agente destinada para o encaminhamento de currículos para as empresas, o CRAI tem dificuldades de encontrar emprego para os estrangeiros. “Por ser uma cidade turística, eles chegam em Florianópolis iludidos, pensando que a cidade tem oferta de trabalho em abundância, mas não há”, explica o orientador espiritual.

Padre Sérgio também conta que o CRAI está fazendo uma campanha de alimentos para ajudar 75 famílias necessitadas e que toda ajuda vinda de paróquias das cidades São José e Florianópolis, já não são mais o suficiente. “Precisamos de doações, pois têm muitas famílias com crianças sem o que comer”, explica o coordenador da Pastoral do Migrante.

Jean Samuel (d), na sua formatura de graduação com o pai, Jean Chavannes, em 2015

Exemplo de superação

Por falar em dificuldade, quem passou por muitos desafios foi o assistente administrativo do CRAI, Jean Samuel Rosier, 34 anos. Ele é o único funcionário imigrante da instituição; nasceu em Cavaillon, no Haiti, e mora em Florianópolis há sete anos.

Jean conta que quando era mais jovem tinha o sonho de estudar no exterior para ter uma formação de qualidade, assim, poderia voltar para ajudar seu país. Mas no Haiti, para fazer toda a faculdade fora, é preciso ter no máximo 21 anos. Então ele começou a fazer faculdade de economia na sua cidade, pois já não tinha idade suficiente. “Mesmo estudando, continuei procurando bolsas de estudo no exterior. Depois do terremoto, apareceram várias oportunidades, uma delas era o Brasil”, explica Samuel. Naquele momento, o jovem decidiu se inscrever para um programa de intercâmbio de 18 de meses na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.

Adaptação e saudade

Em agosto de 2010, Jean chega em Florianópolis e novos desafios começaram a aparecer. “No início tive muita dificuldade de me adaptar. Quando cheguei estava muito frio e vim sem roupa para enfrentar o clima, porque não tinha muito acesso à internet para ter informações do Brasil”, comenta. Além da chegada, a saudade e a solidão nos primeiros meses foram um fator complicado para o jovem. “Eu me lembro que no primeiro Natal estava chovendo e passei dentro de um quarto chorando, lembrando-me dos momentos com a minha família e eu aqui sem ninguém”, recorda Jean.

Haiti em primeiro lugar

Dona Yvenie Fanfan com o filho Jean, em 2014, no Haiti

As barreiras culturais e climatológicas não desanimaram o então graduando de economia. Durante a bolsa de estudos, ele e seus colegas haitianos perceberam que 18 meses no Brasil seria muito pouco. Então decidiram continuar no Brasil e começar a fazer o mestrado na UFSC. Nesse período, os colegas de turma começaram a desenvolver um projeto em parceria com a universidade, para montar uma faculdade no Haiti, com um corpo docente de haitianos que concluíram o mestrado no Brasil e em outros países.

A nova instituição de ensino seria voltada aos cursos no campo da sustentabilidade e saúde, setores que necessitam de mais atenção no Haiti. Porém, o projeto não seguiu adiante devido à mudança de reitoria na universidade e à troca de governo no Brasil. “A faculdade ajudaria a diminuir os 95% dos profissionais graduados haitianos que estão fora do país e não voltam para o Haiti”, explica o mestre em economia.

Ponto de referência

Jean terminou o mestrado em 2015, mas mesmo com o diploma, passou meses desempregado e teve outros empregos para tentar se manter. Hoje, como assistente administrativo do CRAI, ele acredita que tem um papel muito importante. São muitos os haitianos que passam diariamente na entidade e veem Jean como uma referência.

Ele conta que caminhou muito para entregar currículo em busca de trabalho. Muitos chegam no centro de referência cansados de procurar emprego, mas Jean os encoraja para perseverarem. “Quando consigo tirar um sorriso deles, fico muito feliz. Vejo que a minha função aqui no CRAI é mais que um emprego, é uma missão”, ressalta Jean.

Flávia Santos com o noivo Jean

Quase brasileiro

O mestre em economia começa a firmar raízes na capital do estado. Atualmente, ele é noivo da catarinense, Flávia Santos. Juntos há mais de dois anos, eles pretendem casar-se em setembro deste ano. Jean explica que após o casamento, ele será cidadão brasileiro e fará concursos, mas não deixa em segundo plano o sonho inicial de voltar e ajudar o Haiti. “Nunca se sabe o que pode acontecer, se me chamarem para ser ministro ou embaixador do Haiti, eu vou. Me formei para ajudar o meu país e tenho o apoio da minha noiva”, assegura o assistente administrativo.

Essa foi apenas uma história, dentre tantos imigrantes. Como um dia os antepassados foram acolhidos nestas terras, que hoje todos possam saber acolher e respeitar os estrangeiros que escolhem Santa Catarina para viver. Assim diz Papa Francisco: “Insisto mais uma vez na necessidade de favorecer em todos os sentidos a cultura do encontro, multiplicando as oportunidades de intercâmbio cultural, documentando e difundindo as ‘boas práticas’ de integração e desenvolvendo programas que preparem as comunidades locais para os processos de integração”.

ArquidioceseFlorianópolismigrante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA