3e6fe397-9e13-4fd0-b182-eca7e962280dA Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) de 2016 foi celebrada entre os dias 08 e 15 de maio, pedindo a Deus que se realiza o sonho de Jesus: “Que todos sejam um”.

O material para a SOUC deste ano foi preparado por um grupo ecumênico da Letônia, composto de cristãos batistas, católicos, luteranos e ortodoxos, que escolheu como lema Chamados e chamadas a proclamar “os altos feitos do Senhor” (cf. 1Pd 2).

Neste espírito de unidade, a Arquidiocese de Florianópolis, através da Comissão Arquidiocesana para o Diálogo Ecumênico e Inter-Religioso (CADEIR),  participou da SOUC em várias celebrações realizadas: na Faculdade Católica de Santa Catarina (FACASC),  tanto com os bacharelandos em Teologia quanto com os participantes dos cursos de extensão, ambas no dia 09 de maio. As celebrações foram organizadas pelo Núcleo de Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso.

a26d7daf-60bf-4cbe-bf9a-9ddc558d7e8bOs líderes religiosos que dirigiram os momentos celebrativos foram: Pe. Edinei da Rosa Cândido e Pe. Vítor Feller (Igreja Católica); Pastor Renatus Porath (Igreja Evangélica de Confissão Luterana); Rev. Ramsés (Igreja Episcopal Anglicana do Brasil); e o Arquimandrita Agathângelos Karkagkelis (Igreja Ortodoxa Grega).

Na sequência da semana, as celebrações foram realizadas na Capela Nossa Senhora Aparecida, no estádio do Figueirense Futebol Clube,  estando como responsáveis Pe. Luiz Prim e a pastora Regina Niura do Amaral; na Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil, em Campinas, São José, sob a responsabilidade da pastora Marta Martins, pastor Jacson Eberhardt e Pe. Kelvin Koz; no Templo Ecumênico de Jurerê  Internacional, sendo a  celebração presidida pelo pastor  Anildo Wilbert  e que contou  com a presença do Arcebispo, Dom Wilson Tadeu Joënck, scj, e Pe. Celso Alves e Diácono Renato Ghellere; na Igreja Presbiteriana Independente na Coloninha, organizada pela  pastora Regina Niura do Amaral e pelo pastor Luiz Felipe Moraes. No sábado, a celebração ecumênica foi realizada na Igreja Ortodoxa Siriana – Maria Mãe de Deus, da comunidade Jardim Cidade de Florianópolis, Barreiros, sob a responsabilidade do Pe. Celso Valdir Alves e com a participação dos padres Prim e Alcione e a pastora Regina Niura.88955f97-fadb-44b6-8e68-bf8837c04829

 A Semana de Oração pela Unidade Cristã deixa muitos ensinamentos. A proclamação das maravilhas realizadas pelo Senhor são obra de toda a Igreja, independentemente da denominação cristã. A colaboração entre as Igrejas não deve ficar restrita aos espaços religiosos, mas alcança a vida social, os problemas das cidades, que podem ser alvo de uma reivindicação e esforços comuns. Duas características importantes para a vida em irmandade ecumênica: amor e perdão.

      b09c3f26-0c74-42a8-97f8-285eac448495

4fc2672a-5dec-4d9d-9184-25950d1f6e99

Por: Adelir Raupp – CNBB Sul 4 / Integrante da CADEIR

1 Comentários, RSS

  • ADELIR DA SILVA RAUPP

    diz em:
    19 de maio de 2016 às 15:11

    De suma importância o espaço que foi aberto, permitindo que possamos fortalecer sempre mais a caminhada ecumênica em nossa Arquidiocese e no Regional Sul 4. Obrigada.

Seu endereço de email não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios

*