Regional Sul 4 da CNBB promove a 51ª Assembleia Regional de Pastoral

>
>
Regional Sul 4 da CNBB promove a 51ª Assembleia Regional de Pastoral

O Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que corresponde a todo o território do estado de Santa Catarina, realiza nos dias 24 e 25 de agosto, a 51ª Assembleia Regional de Pastoral em Lages (SC). O evento, que é um espaço de comunhão eclesial de toda a Igreja catarinense, reúne os bispos, coordenadores da Ação Evangelizadora e ecônomos das Dioceses de Criciúma, Tubarão, Blumenau, Joinville, Rio do Sul, Lages, Caçador, Joaçaba, Chapecó e Arquidiocese de Florianópolis. Também estarão presentes os coordenadores estaduais de pastorais, movimentos, organismos e serviços da Igreja.

A Assembleia Regional de Pastoral tem a função de dar continuidade na execução do Plano Regional de Pastoral que é o instrumento que norteia a Ação Evangelizadora da Igreja no estado. O Plano tem vigência de quatro anos (2015-2019) e está sob acompanhamento do Conselho Episcopal Regional, tendo como presidente o bispo de Tubarão, dom João Francisco Salm; vice presidente, dom Jacinto Inacio Flach, bispo de Criciúma e como secretário, dom Onécimo Alberton, bispo de Rio do Sul . Outra função da Assembleia é discutir temas referentes aos âmbitos sociais e eclesiais que a Igreja em Santa Catarina vive na atualidade.

A 51ª Assembleia terá como tema ‘Animação bíblica – Igreja: lugar da animação da vida e da pastoral’ que é a terceira Urgência da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e do Plano Regional de Pastoral. A temática contará com a assessoria do arcebispo de Curitiba (PR), dom José Antônio Peruzzo.

Além das reflexões referentes ao tema principal, outros pontos como a avaliação do atual Plano Regional de Pastoral (2015-2019) e preparação do novo plano para o próximo quadriênio (2020-2023) estarão dentro das reflexões da Assembleia. A articulação para a 6ª Semana Social Brasileira, a Campanha da Fraternidade, os Fundos Diocesanos de Solidariedade e o Dia Mundial do Pobre também estão na programação juntamente com a apresentação de uma nova versão do Regulamento do Conselho Episcopal Regional e dos Organismos Subsidiários (Estatuto do Regional).

 

Serviço: 51ª Assembleia Regional de Pastoral

Quando: 25 e 26 de Agosto de 2018

Local: Centro de Formação Católica de Lages – Rua Papa João XXIII, 1095, Petrópolis CEP 88505-200, Lages, SC

Participantes: Bispos das 10 Dioceses de Santa Catarina, coordenadores diocesanos da Ação Evangelizadora, ecônomos das dioceses e coordenadores estaduais de pastorais, movimentos, organismos e serviços da Igreja.

Por Regional Sul 4

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA