Premiação: Trabalhos sociais na Arquidiocese são reconhecidos no 5º Prêmio Dom Afonso Niehues

>
>
Premiação: Trabalhos sociais na Arquidiocese são reconhecidos no 5º Prêmio Dom Afonso Niehues

No dia 24 de novembro, foi realizado no auditório do Colégio Catarinense, em Florianópolis, a entrega do Prêmio de Inciativa Solidária Dom Afonso Niehues, evento promovido pela Ação Social Arquidiocesana (ASA).

Antes da cerimônia, às 19h30, ocorreu a Missa solene presidida pelo arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, na Igreja Santa Catarina de Alexandria, também no Colégio Catarinense.

Após a Celebração Eucarística, teve início a quarta edição do prêmio, que também fez parte da programação da Festa de Santa Catarina de Alexandria, padroeira do Estado, da Arquidiocese e da Ilha de Florianópolis.

A noite iniciou com algumas palavras sobre o legado deixado por Dom Afonso Niehues. “Quando assumiu a Arquidiocese de Florianópolis, ele procurou estruturar a Ação Social Arquidiocesana (ASA), tornando-se seu primeiro presidente. Tinha o desejo de ter em cada paróquia uma obra social, como escreveu em uma correspondência ao clero em janeiro de 1967”, destacou a mestre de cerimônia, Carol Denardi.

Após a introdução, ocorreu um momento em que três pessoas foram homenageadas devido ao engajamento em causas socais. Foram eles: o diretor da Orionópolis Catarinense, Pe. José Manuel dos Santos (Pe. Maneca); o provedor da IDES por 32 anos, Washington Luiz do Valle Pereira – representado na ocasião pelo irmão Nereu do Vale Pereira e pelo filho, Paulo do Vale Pereira, e o presidente da Associação Casa Irmã Dulce, de Tijucas, Luiz Carlos Santana Filho.

O homenageado, Luiz, ressaltou a importância da premiação para as ações sociais na Arquidiocese e pediu para que “todos não deixem de participar desta grande iniciativa, porque se todos nos envolvermos, construiremos esta rede, fortaleceremos nossos relacionamentos, formaremos uma sociedade nova, transparente, ética e olhando para os mais necessitados”.

Em seguida, foram anunciadas as vencedoras das três categorias: Entidade Social, Ação Social Paroquial e Pastoral Social ou Movimento Eclesial. Elas receberam troféu e sete mil reais cada uma. Na categoria Pastora Social ou Movimento Eclesial, a Pastoral da Criança arquidiocesana se inscreveu com a Iniciativa Solidária “Geração de Oportunidade e Renda”. Na categoria Ação Social Paroquial, a Assistência Social São Luiz, da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e São Luiz, Agronômica, em Florianópolis, a Iniciativa Solidária inscrita foi “Criança Feliz”. E por fim, na categoria Entidade Social, a iniciativa foi a “Promoção Social das Famílias do Centro de Educação Infantil Girassol”, da Irmandade do Divino Espírito Santo (IDES), de Florianópolis.

Confira todas as fotos

“Este prêmio é uma invenção formidável, que destaca a importância do trabalho social na Arquidiocese. Um trabalho que é grande e faz bem para um número significativos de pessoas”, assegurou o Arcebispo.

 

 

 

 

Por Mateus Peixer
Assessor de comunicação da Arquidiocese de Florianópolis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA