Peregrinos e devotos são convidados para a 25ª Festa Litúrgica de Santa Paulina

>
>
Peregrinos e devotos são convidados para a 25ª Festa Litúrgica de Santa Paulina

f34aadaf-ee04-4b37-8984-82a91a850f4dEstá marcada para o segundo domingo do mês de julho, dia 10, a 25ª Festa Litúrgica de Santa Paulina que acontece em Nova Trento/SC, no Santuário Santa Paulina, construído em homenagem à primeira santa do Brasil.

Com o tema: Santa Paulina, um coração misericordioso e o lema “O perdão reacende a vida de esperança” a 25ª edição da festa, será inspirada no Jubileu da Misericórdia e nas obras de caridade feitas por Santa Paulina ao longo de sua vida.

A programação preparada pela equipe de liturgia do Santuário, inicia no dia 28 de junho, com as novenas nas famílias e com os peregrinos no Santuário, e estende-se até o dia 10 de julho, com procissões, celebrações e missas.

Para Ir. Anna Tomelin, diretora do Santuário, celebrar a Festa Litúrgica é reviver o testemunho de vida de Santa Paulina.  “Faremos memória desta mulher que por meio de sua história, atrai, acolhe e indica o caminho de Deus, a milhares de peregrinos e peregrinas. Por meio Dela, os devotos e devotas são fortalecidos na fé e alimentados de esperança, frente as dificuldades da vida”.

Segundo o coordenador de sustentabilidade do Santuário, Marcos Jaboski, são esperados cerca de 50 mil peregrinos e turistas que manifestarão sua fé e devoção, no período de 1º a 17 de julho, que contabiliza além do dia da festa (10/07) a semana que antecede e a que sucede o evento. “Datas celebrativas são um diferencial para o segmento do turismo religioso, em especial esta, que para o município de Nova Trento é a principal. É um evento que movimenta os Receptivos de Serviços, como hospitalidade, gastronomia, acolhida, liturgia dentre outros, que se preparam para receber os fiéis”, destaca Jaboski.

Santuário Santa Paulina recebe cerca de 70 mil peregrinos ao mês.
Santuário Santa Paulina recebe cerca de 70 mil peregrinos ao mês.

A programação 

No dia 28 de junho, iniciam as novenas em preparação à festa, realizadas nas famílias da comunidade de Vígolo, bairro no qual Amábile Lúcia Visintainer, Santa Paulina, viveu com os pais e iniciou sua missão.

Do dia 1º ao dia 9 de julho, nas missas de cada dia, o Santuário também realiza a novena com os peregrinos e devotos de Santa Paulina. No dia 8, ocorre a Peregrinação Noturna, uma procissão luminosa pelos ambientes e recantos do Santuário, que conta e canta a história de vida e missão de Santa Paulina, e que nesta oportunidade vai reunir todos os grupos que fizeram a novena.

No dia 9 de julho, o Santuário faz memória dos 74 anos de falecimento de Santa Paulina. A missa das 11h encerra a novena com os peregrinos, e às 15h a celebração conta com a participação de todas as comunidades da Paróquia São Virgílio de Nova Trento.

Finalmente, no dia 10, a Festa Litúrgica inicia às 5h, com uma queima de fogos. Logo em seguida, às 6h, acontece a Santa Missa transmitida pela TV Aparecida. Às 9h, uma procissão com a imagem de Santa Paulina inicia em frente à Capela Nossa Senhora de Lourdes, em direção ao Santuário, animada por Irmãzinhas da Imaculada Conceição e Padres do Sagrado Coração de Jesus.

Simultâneo a procissão, vai ao ar pela Rede Século 21 o programa ‘Voz do Santuário’, que vai transmitir trechos da procissão, enquanto a apresentadora Ir. Neusa Santos, entrevista a convidada Ir. Terezinha da Silva, Conselheira Geral da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. Logo em seguida, às 9h45, a mesma emissora transmite a missa solene da festa.

A partir das 11h, um show com o grupo Família Dias, vai animar o almoço dos peregrinos em frente ao restaurante do Santuário que, naquele dia, serve almoço festivo com galeto no espeto.

Desde dezembro de 2015, devotos podem conhecer no Santuário a nova face de Santa Paulina reconstruída em recnologia 3D.
Desde dezembro de 2015, devotos podem conhecer no Santuário a nova face de Santa Paulina reconstruída em recnologia 3D.

Além das celebrações da manhã, mais três horários de missa fazem parte da programação da festa, às 12h, às 14h e 16h.

Programação simplificada

De 28/06 a 08/07

  • Novenas a Santa Paulina nas comunidades de Nova Trento

De 01 a 09/07

  • Novena a Santa Paulina no Santuário (nas missas de cada dia)

08/07 – Sexta-feira

  • 19h30 Peregrinação noturna com saída da frente do Monumento Casa Paterna;

09/7 – Sábado – 74 anos da morte de Santa Paulina

  • 11h Missa com encerramento da novena;
  • 15h Missa com a participação das comunidades da Paróquia São Virgílio de Nova Trento;

10/07 – Domingo – Festa Litúrgica

  • 5h Alvorada Festiva;
  • 6h Missa transmitida pela TV Aparecida ;
  • 9h Procissão com a imagem de Santa Paulina com início na Capela Nossa Senhora de Lourdes;
  • 9h Programa Voz do Santuário transmitido pela Rede Século 21;
  • 9h45 Missa Solene da Festa Litúrgica de Santa Paulina transmitida pela mesma emissora;
  • 11h Show com Família Dias em frente ao Restaurante do Santuário;
  • 12h Almoço Festivo no Restaurante do Santuário com galeto;
  • 12h, 14h e 16h Missa.

 

Texto e foto: Andrieli Minatti – Comunicação e Marketing Santuário Santa Paulina

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA