Pastoral Familiar se reúne em Rio do Oeste e prioriza os Encontros Personalizados para a Vida Matrimonial

>
>
 Pastoral Familiar se reúne em Rio do Oeste e prioriza os Encontros Personalizados para a Vida Matrimonial

 

052f4c6a-ebaa-4182-a5dd-bf3098e0f2e0O estudo da Exortação Amoris Laetitia (AL) e o aprofundamento dos Encontros de Preparação para a Vida Matrimonial Personalizados foram os temas centrais da reunião e formação do Regional Sul 4 da Pastoral Familiar, realizados de 03 a 06 de junho em Rio do Oeste, Diocese de Rio do Sul.

Mais de 80 agentes das dez dioceses de Santa Catarina estiveram participando e saíram convencidos de que é urgente testemunhar e transmitir aos jovens, com alegria, a notícia do amor cristão vivido no matrimônio.

“O anúncio cristão nos compromete e é nossa missão levar a todas as pessoas a alegria do amor nas famílias”, afirmou o assessor convidado, André Parreira, da Diocese de São João Del-Rei, Minas Gerais.

4b99a51e-f331-4011-a8e4-c28067af0c5eO assessor eclesiástico do Sul 4, Pe. Hélio Luciano, deixou claro que o documento do Papa Francisco “não veio para mudar a doutrina nem para propor regras gerais, mas para incentivar todos os agentes a fazerem um acompanhamento corpo a corpo e com misericórdia”.

Parreira afirmou que o encontro personalizado na forma de acolhimento dos noivos “deve ter por base o conteúdo dos temas do Guia de Preparação para a Vida Matrimonial da CNBB, uma duração superior a dez horas e o firme propósito do acompanhamento”.

Essa é uma forma concreta de criar vínculo dos noivos com os casais formadores e com a paróquia, como pede o Papa Francisco: “Tanto a pastoral pré-matrimonial com a matrimonial devem ser, antes de tudo, uma pastoral do vínculo, na qual se ofereçam elementos que ajudem quer a amadurecer o amor, quer a superar momentos duros” (AL 211).db686886-63e0-4c85-a7e3-7e53d0f0fad2

A próxima reunião do Regional Sul 4 será em Curitibanos, Diocese de Lages, de 21 a 23 de outubro, tendo o momento formativo centrado no Motu Próprio do Papa Francisco, sobre a reforma do processo canônico para as causas de declaração de nulidade do matrimônio, com o Pe. Tarcísio P. Vieira.

9c25a522-4d27-4f55-a598-f88ea44254e5

Por: Sarita e Mário Prisco – Coordenação Arquidiocesana da Pastoral Familiar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA