Papa Francisco nomeia Dom Francisco Carlos Bach como Bispo da Diocese de Joinville

>
>
Papa Francisco nomeia Dom Francisco Carlos Bach como Bispo da Diocese de Joinville

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 19, Dom Francisco Carlos Bach, como o novo Bispo da Diocese de Joinville (SC).

A Diocese de Joinville estava vacante desde o falecimento do Bispo, Dom Irineu Roque Scherer, em julho de 2016, tendo como administrador diocesano, Pe. Adenir José Ronchi.

Dom Francisco Carlos Bach

Nasceu no dia 04 de maio de 1954, na cidade de Ponta Grossa (PR).

Foi ordenado sacerdote por Dom Geraldo Micheletto Pellanda, no dia 03 de dezembro de 1977, na Paróquia Santa Teresinha, em Ponta Grossa.

Entre os anos de 1985 e 1987 realizou o Mestrado em Direito Canônico, na Universidade de Santo Tomás de Aquino, em Roma.

Dentro da CNBB, atualmente Dom Francisco é Membro da Comissão para os Tribunais Eclesiásticos de 2ª Instância e Secretário do Conselho Episcopal do Regional Sul 2 (Estado do Paraná).

A ordenação episcopal ocorreu em de Ponta Grossa, em 27 de outubro de 2005. Foi nomeado bispo da Diocese de Toledo (PR), cuja posse ocorreu no dia 24 de novembro de 2005.

No dia 03 de outubro de 2012 foi designado Bispo da Diocese de São José dos Pinhais (PR),  sendo empossado no dia 15 de dezembro do mesmo ano.

E neste dia 19 de abril de 2017 é nomeado Bispo para a Diocese de Joinville (SC). Ele será o quinto Bispo da Diocese.

A posse de Dom Francisco está marcada para o dia 24 de junho, às 15h, na Catedral São Francisco Xavier, de Joinville.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA