Padres da Arquidiocese participam do 24º Encontro Regional de Presbíteros

>
>
Padres da Arquidiocese participam do 24º Encontro Regional de Presbíteros

“Uma abordagem do serviço de escuta: escutar e ser escutado” foi o tema do 24º Encontro Regional de Presbíteros que ocorreu dos dias 10 a 13 de julho, na Diocese de Blumenau. O lema que inspirou o encontro encontra-se nos Atos dos Apóstolos 20, 28 – “Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos estabeleceu como guardiães”.

Os presbíteros contaram com a ajuda do professor Antônio Boeing, Mestre em Teologia Dogmática, Doutor em Ciências da Religião, e atuou durante muitos anos nas áreas da formação humana e da educação. O professor também é autor de livros.

Participaram do encontro 53 presbíteros provenientes de nove dioceses do Estado de Santa Catarina. O presbitério da Arquidiocese de Florianópolis foi representado por 10 presbíteros, sendo eles: Pe. Adão Carlos Machado Marcelino, Pe. Vilson Groh, Pe. Siro Manoel de Oliveira, Pe. Pedro José Koehler, Pe. Sérgio Giacomelli, Pe. Pedro Schlichting, Pe. Alcides Albony Amaral, Pe. Leandro Domingues Padilha, Pe. Celso Antunes Duarte e Pe. Revelino Seidler.

Para o Pe. Carlos Adão, o encontro “foi de extrema importância em todos os sentidos. Forneceu conteúdo e requisitos para refletir sobre a caminhada pessoal e pastoral, adaptando os momentos de partilha do assessor aos ensinamentos do mestre Jesus”.

Já o Pároco da Paróquia Santo Antônio, Pe. Alcides relatou que houve um aprofundamento do serviço de escuta. “Escutar e ser escutado em nossas relações conosco, com o presbitério e com o povo”, afirmou.

O palestrante do encontro ressaltou que primeiro o presbítero deve cuidar de si e depois dos outros. “Ser um presbítero saudável é a condição para uma ação pastoral frutuosa. Faz com que as pessoas se engajem na evangelização e encontrem o sentido de suas vidas. Cuidar da saúde para comunicar-se melhor, ser um presbítero saudável para uma ação pastoral saudável”, concluiu e. Celso Antunes Duarte.

O encontro contou com reflexões, dinâmicas, conteúdos e bibliografias. Isto contribuiu para a auto-reflexão dos presbíteros. “Nós falamos, agimos, somos a partir do chão que pisamos, das pessoas com quem convivemos, nossas raízes. Sem dúvida, somos fruto das nossas relações: família, formadores e outras pessoas que fizeram e fazem parte da nossa caminhada”, assegurou Pe. Pedro Schlichting,

O 24º Encontro Regional de Presbíteros serviu também para preparar o 17º Encontro Nacional de Presbíteros, que será realizado em Aparecida, dos dias 26 de abril a 02 de maio de 2018.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA