Ordenado o mais jovem padre da Arquidiocese – Jonathan Thiesen Jacques

>
>
Ordenado o mais jovem padre da Arquidiocese – Jonathan Thiesen Jacques

DSC_1608Único filho de Mery Speack Thiesen torna-se um dos mais jovens padres de Santa Catarina

Ele tem apenas 25 anos de idade e no último sábado, 17 de outubro, deu um importante e definitivo passo na fé: foi ordenado presbítero, na Paróquia São Francisco de Assis, no bairro Forquilhinhas, em São José. Jonathan é o mais jovem padre da Arquidiocese de Florianópolis e um dos mais novos de Santa Catarina.

“É uma bênção. Só erguer as mãos para o céu e dizer: obrigado, Senhor, por ele ter dito sim à Deus e à vocação”, destacou o pároco da Paróquia onde aconteceu a ordenação, Pe. Roberto Silva.

A Celebração Eucarística foi presidida pelo Arcebispo, Dom Wilson Tadeu Jönck, scj, e concelebrada por aproximadamente 30 padres da Arquidiocese. Também estavam presentes diáconos, religiosas, familiares e fiéis da Igreja Matriz onde o jovem teve o coração despertado para a vocação sacerdotal. “Ele caminhou para isso com muita fé e sempre quis ser padre. É meu único filho, mas sempre apoiei naquilo que ele quis ser”, disse a mãe, Mery Speack Thiesen.

Presente na Missa, a Ministra Extraordinária da Sagrada Eucaristia, Terezinha Silva Kretzer, afirmou que, desde criança, Pe. Jonathan participava das encenações. “O que ele tem de pequeno, tem de grandeza interior”, afirmou a paroquiana.

DSC_1805
Padre Jonathan com a avó e a mãe.

Para a avó, Dalva Speack Thiesen, que o levava para a Igreja desde pequeno, o momento é uma bênção. “É um casamento eterno. Quando ele foi para o seminário, eu disse que ele não estava indo por causa de mim. Aí ele me respondeu: ‘Eu fui tocado desde cedo’”.

Após a liturgia da Palavra, em um gesto profundo, Jonathan despediu-se da mãe e da avó e foi apresentar-se ao Arcebispo ordenante.

Na homilia, Dom Wilson lembrou que “o Diácono Jonathan se propõe a fazer de sua vida, um revestir-se do mesmo sacerdócio de Cristo. Que nenhum contratempo possa tirar a alegria de servir a Deus e à comunidade. Pode contar conosco, com a comunidade e que Deus o acompanhe”.

Para o pároco, Pe. Hélio Luciano, da Paróquia no bairro Ponte do Imaruim, em Palhoça, onde Jonathan já exercia o diaconato, uma ordenação é sempre uma esperança nova na vida da Igreja. “O lema que ele escolheu – ‘Vem e segue-me (Mt 19,21)’ – é isso: o Senhor que chama, não é mérito dele. Ele apenas se dispôs a dizer sim ao Senhor”, explicou.

Já o Pe. Isaltino Dias, que conviveu com Jonathan na Paróquia da Ponte do Imaruim, “esta ocasião é importante para nós, os padres, revivermos nossa própria ordenação e o acolhermos na fraternidade presbiteral”.

Oferta que se consome no altar de Cristo - um sim definitivo.
Oferta que se consome no altar de Cristo – um sim definitivo.

Antes da bênção final, o mais novo padre da Arquidiocese explicou que na vida o ser humano é convidado a ir além. “Jesus é nosso tudo, nos basta. O sacerdócio não é uma busca por status, realização, é sobretudo, realidade e graça. Sou como um irmão mais novo nesta fraternidade presbiteral”, concluiu emocionado.

Três ordenações em outubro

No dia 03 de outubro, Hércules Marçal também foi ordenado presbítero. Hoje ele é vigário na Paróquia Senhor Bom Jesus de Nazaré, em Palhoça.

A última ordenação do mês será do Diácono Eder Celva, no dia 24, na Matriz do município de Guabiruba.

Veja as fotos da ordenação.

ArquidiocesePadreVocação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA