Nova Paróquia da Arquidiocese é instalada no bairro Serraria, em São José

>
>
Nova Paróquia da Arquidiocese é instalada no bairro Serraria, em São José

16864535_1786201244739234_5759884950162838291_nNeste último sábado, 18, foi criada a mais nova Paróquia da Arquidiocese, com uma Missa solene presidida pelo Arcebispo, Dom Wilson Tadeu Jönck, scj, às 19h30. A Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes e São Pedro está localizada bairro Serraria, em São José e terá como pároco, Pe. Siro Manoel de Oliveira.

Durante a Celebração Eucarística, ocorreram diversos momentos para conclusão da instalação da nova Paróquia. Um dos ritos mais importante,  foi quando Dom Wilson entregou para o Pe. Siro a chave do Sacrário.

No final da missa, o novo pároco agradeceu ao carinho recebido e disse, “Junto com as barcas de Maria e as redes de Pedro a recém criada Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes e São Pedro inicia uma nova caminhada. O sino de nossa paróquia bate para todos. Não faz diferença, não temos uma paróquia de católicos, a paróquia é do povo, católicos ou não,, doentes, pobres ou ricos,abandonados, chagados, todos são nossos paroquianos. E o Pai é assim e Ele nos ama e nos diz:  tu és santuário de Deus e não temas amar as dificuldades”.

A nova Paróquia compreende as comunidades de: Navegantes – Serraria; Santa Paulina – Jardim Zanelato; Nossa Senhora Aparecida – Lot. Luar; Senhor Bom Jesus dos Passos – José Nitro; Nossa Senhora da Paz – Bom Viver, e Santa Terezinha – Jardim Janaína.

Veja as fotos da celebração

Confira o Decreto de Ciração da Paróquia:

DECRETO DE CRIAÇÃO DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES E SÃO PEDRO
Serraria – São José – SC

Fazemos saber que, atendendo às necessidades espirituais do Povo de Deus que forma, até a presente data, a Paróquia Santa Cruz, com sede em Areias, no Município de São José, e da Paróquia São João Evangelista, Centro, no Município de Biguaçu, nesta Arquidiocese, em virtude de nossa jurisdição e de acordo com o Cânon 516, 1º, do Código de Direito Canônico, havemos por bem erigir, criar e constituir, por este nosso Decreto, a  Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes e São Pedro com sede no Bairro Serraria, em São José, com território desmembrado das Paróquias: Santa Cruz de São José e São João Evangelista de Biguaçu. A seguir os limites da nova Paróquia.

Ao Sul, partindo da orla marítima, segue-se pela Rua São Benedito, em ambos os lados, até a esquina com a Rua José Roberto da Silva Andreani, donde parte uma linha reta até a esquina sudeste da Rua Vergilino Domingos da Silva; desse ponto parte uma linha reta imaginária em direção Oeste, lado direito, até encontrar-se com a Rua Henrique Alvim Correia, seguindo por esta em direção Norte, lado direito, até a esquina com a Rua José Zeferino Cardoso, pela qual se segue em toda sua extensão, lado direito, continuando em linha reta até o divisor de águas entre Potecas e Serraria. O Oeste segue-se pelo divisor de águas em direção Sul-Norte, lado direito, até o limite com o município de Biguaçu, de onde parte outra linha reta imaginária até a esquina da Rua Homero de Miranda Gomes com a Rua Alzemiro Flor. Ao Norte, segue-se pela Rua Alzemiro Flor em direção Leste, lado direito e, continuando em linha reta sobre o divisor de águas do Jardim Janaína, conecta-se com a Rua das Palmeiras, até a BR 101, pela qual segue em direção Norte-Sul, lado direito, até encontrar a linha reta imaginária tracejada sobre a servidão José Crispim Pereira desde a orla marítima. Ao Leste, dessa linha retorna-se até o ponto de partida dessa demarcação, contornando a orla marítima.
A Paróquia é formada pelas seguintes comunidades desmembradas: a) da Paróquia Santa Cruz do Município de São José: Serraria (Nossa Senhora dos Navegantes e São Pedro), Jardim Zanelato (Santa Paulina), Loteamento Luar (Nossa Senhora Aparecida), José Nitro (Senhor Bom Jesus dos Passos); b) da Paróquia São João Evangelista de Biguaçu: Jardim Janaína (Santa Teresinha), Jardim Bom Viver (Nossa Senhora da Paz). A Nova Paróquia tem como Matriz a Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes e São Pedro de Serraria.

A Paróquia será provida de Pároco próprio, a cuja jurisdição pastoral submetemos todos os habitantes de seu território, que gozará de todos os direitos e assumirá todas as obrigações inerentes a seu ofício, nos termos do Direito Canônico e da legislação arquidiocesana.
Aos fiéis caberá à obrigação de acolher os ensinamentos e orientações do Pároco, organizar o Conselho Paroquial de Pastoral (CPP), bem como os Conselhos Pastorais de cada comunidade (CPC), e colaborar nas obras espirituais e demais iniciativas da Paróquia. O “dízimo” seja o principal meio para levantar fundos para a manutenção das obras da Paróquia.

O Arquivo Paroquial da nova Paróquia, que também por este nosso Decreto estamos criando, deverá ter todos os livros prescritos pela legislação canônica, geral e arquidiocesana.

Este nosso Decreto deverá ser lido para os fiéis das Paróquias: Santa Cruz (Areias), São João Evangelista (Biguaçu) e Nossa Senhora dos Navegantes e São Pedro (Serraria), em uma Missa paroquial, transcrito integralmente nos Livros de Tombo das Paróquias acima citadas e conservado em seus respectivos Arquivos.
A Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes e São Pedro tem o seguinte endereço: Rua Delfino José de Souza Filho, 201, Serraria, 88115-710 São José – SC.

Florianópolis, 18 de fevereiro de 2017.

Dom Wilson Tadeu Jönck, SCJ
Arcebispo Metropolitano de Florianópolis

Diác. José Neri de Souza
Chanceler

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA