Natal é esperança

>
>
Natal é esperança

“Nasceu-vos hoje um Salvador, que é Cristo-Senhor, na cidade de Davi”. (Lc 2,11)

No primeiro Natal que o Papa Francisco celebrou no seu pontificado, em dezembro de 2013, na simplicidade que lhe é singular, explicou como viver esta data tão especial no mundo. O Natal é o encontro com Jesus, o encontro de Deus com o seu povo. Dizia ele: “E é também um mistério de consolação. Fala-nos da ternura e da esperança”. Assim, a humanidade voltava os olhos para o Papa da simplicidade e das palavras cheias de esperança.

Na mensagem do Natal em dezembro de 2015, o Papa também falava da esperança: “Onde nasce Deus, nasce a esperança. Onde nasce Deus, nasce a paz. E, onde nasce a paz, já não há lugar para o ódio e a guerra. Onde nasce Deus, nasce a esperança; e, onde nasce a esperança, as pessoas reencontram a dignidade”. O Pontífice prossegue ao pedir que “neste dia de festa, o Senhor dê esperança àqueles que não têm trabalho e sustente o compromisso de quantos possuem responsabilidades públicas em campo político e econômico, a fim de darem o seu melhor na busca do bem comum e na proteção da dignidade de cada vida humana. Onde nasce Deus, floresce a misericórdia. Este é o presente mais precioso que Deus nos dá”.

“Neste dia de alegria, todos somos chamados a contemplar o Menino Jesus, que devolve a esperança a todo o ser humano sobre a face da terra. Com a sua graça, demos voz e corpo a esta esperança, testemunhando a solidariedade e a paz”, disse Francisco no dia 25 de dezembro de 2016.

Como se comprova, a cada Natal, o sucessor de Pedro fala de esperança. Ele deixa claro que o Natal é esperança. Mas, o que isso significa?

No dicionário, a palavra esperança indica o sentimento de quem vê como possível a realização daquilo que se deseja ou a confiança em uma coisa boa, de uma vida melhor. Ela é a segunda das três virtudes teologais, ao lado da fé e da caridade. “Agora, portanto, permanecem fé, esperança, caridade” (1 Cor 13,13).

Fernanda Gil

O nascimento do Menino Jesus, de forma tão simples, em uma manjedoura, trouxe consigo a esperança ao mundo. Na realidade, todos falam e têm esperança: de ser feliz, de ter amor, bom emprego, salário justo, saúde, paz na família.

O que significa a esperança? O Jornal da Arquidiocese buscou a resposta com leitores de algumas paróquias.

– “Esperança é esperar em Deus. É depositar nele sonhos, realidades, momentos e toda a  vida, na certeza de que Jesus Cristo sempre fará o melhor e nos apontará o melhor caminho”.

Fernanda Cardoso Gil, 30 anos, Catequista do Santuário Nossa Senhora de Fátima e jovem do Movimento de Emaús, em Florianópolis.

– “Esperança é acreditar que ainda podemos ter um mundo onde os homens pratiquem o bem, a solidariedade e a caridade. Onde é possível ter amor ao próximo. Onde a fé esteja presente nas ações e orações. Esperança é crer que os corações se voltem para Deus e tenhamos paz!!”

Rosângela

 

Rosangela Darugna, 57 anos, voluntária no Projeto Ir ao Povo – Aspacor, da Paróquia São Cristóvão, Itajaí.

– “Esperança é acreditar, pela esperança vem a fé em um Deus que vem ao nosso encontro por amor”.

Diácono Sebastião Joacó Felipe, 71 anos, Paróquia Santa Catarina – Brusque.

Diácono Sebastião

– “Acreditar que algo bom pode acontecer. Confiar na possibilidade de realizar o que desejo. Acreditar que a humanidade possa resgatar aqueles valores que estão se perdendo. As pessoas esquecem palavras básicas, como “com licença, por favor, obrigada, bom dia, boa tarde”. Que as pessoas parem de olhar só para si mesmas e lancem o seu olhar para o próximo que está ao seu lado. Esperança é acreditar que possa haver menos egoísmo e mais amor”.

Janice Marli da Silva Vieira, 43, Responsável pelo Arquivo Arquidiocesano, Paróquia Senhor Bom Jesus de Nazaré – Palhoça.

– “Esperança é o sentimento de quem vê como possível a realização daquilo que deseja e espera. É a confiança de que a graça de Deus será manifestada. A grosso modo, é sinônimo da própria fé, porque vem em auxilio daquele que crê. É impossível crer em algo ser ter esperança. Crer é esperar. Esperar as coisas de Deus, coisas boas. Em resumo, a esperança é o sentimento de quem espera, crendo na certeza e firmeza do cumprimento dos planos de Deus”.

Janice

Vinícius Pereira, 20 anos, auxiliar de escritório contábil, coordenador do ministério de comunicação social da Forania de Palhoça.

– “É acreditar que ainda é possível que aconteça  algo melhor naquilo que parece já  ter se perdido pelo mundo ou pelas pessoas. Esperança é uma luz que nos ilumina e nos impulsiona a seguir adiante e que se renova a cada dia quando acordamos e agradecemos pela vida, que também se renova a cada instante”.

Vinícius

Rosemary Besen, secretária paroquial da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Antônio Carlos.

– “Para mim, esperança está ligada à fé. É como um motor que impulsiona a vida. Deus é minha força e minha esperança. Apesar das dificuldades que enfrentamos nessa vida, creio firmemente que o melhor ainda está por vir.

Diz a Sagrada Escritura que o que Deus preparou para aqueles que o amam é algo que os olhos jamais viram, nem ouvidos ouviram, nem coração algum jamais pressentiu. Essa é minha esperança”.

Nilton Angioletti, comerciante, coordenador do Conselho de Pastoral Paroquial (CPP), da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Guabiruba.

O mundo vive um momento de indefinição em muitas questões. Não precisa ir muito longe, o Brasil, mesmo, espera a resolução de muitos problemas em que se encontram a saúde, a educação, a economia, a política e a segurança.

Diante de tantas incertezas, o que esperar deste Natal? Com a palavra, novamente os leitores do Jornal da Arquidiocese:

– “Espero mais respeito, gratidão e perdão. Que com o nascimento de Jesus Cristo, nosso coração saia um pouco do nosso eu e se coloque mais a serviço do próximo; ajudando, entendendo, participando da vida que está à nossa volta”.

Fernanda Cardoso Gil

– “Infelizmente, o Natal virou comércio, porém, tem o movimento de solidariedade no ar. Assim espero que muitas famílias sejam beneficiadas com isso, ganhando brinquedos, roupas e alimentos, amenizando um pouco a angústia natalina. Esperar que nasça, em cada coração, um espírito generoso para transformar o mundo e trazer a paz!”

Rosangela Darugna

– “Devemos esperar a conversão de nossos corações, como o coração de uma criança!”

Diácono Sebastião Jacó Felipe

– “É necessário o amor. É necessária a presença de Jesus entre nós. A fim de tornar permanente a presença espiritual de Jesus na terra, espero que ele seja acolhido por cada pessoa, a começar por mim. Que cada um acolha Jesus em seu coração e em sua vida, para que sejamos um outro Jesus na terra e possamos ajudar a construir uma família melhor, um bairro melhor, uma cidade melhor, um mundo melhor. Cada um fazendo a sua parte, certamente poderá ser uma luz e uma solução para os graves problemas do mundo”.

Nilton

Janice Marli da Silva Vieira

– “Eu acredito em um Natal diferente todos os anos. Mesmo que os verdadeiros significados por vezes sejam corrompidos, esse sentimento de renascer que a celebração do nascimento de Cristo nos proporciona, faz com que as pessoas ainda sustentem um Natal de amor. O Natal muda o clima das nossas vidas por completo, nos proporciona um olhar mais compassivo e isso faz com que eu acredite muito que essa data vai servir para trazer para o nosso povo, que anda tão calejado pelos sentimentos ruins, essa sensação de que o amor que o Natal traz pode ser a ferramenta para mudar o nosso viver”.

Vinícius Pereira

– “Esperar que o nascimento do Menino Jesus traga para as pessoas um novo modo de olhar e ver o mundo. Que possamos assumir verdadeiramente nosso compromisso de cristão, que é levar e anunciar Aquele que veio ao mundo trazendo luz e esperança. Esta esperança que o Natal nos traz é que nos ajuda a enfrentar as tristes realidades em que se encontra o mundo hoje, pois somente na esperança cristã é que se tem a certeza de realizar aquilo que se espera”.

Rosemary Besen

– “Esperar que a grande e alegre notícia que os anjos anunciaram no Natal de Belém: ‘Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade’, seja realidade no mundo de hoje. Que tenhamos paz nas famílias e na sociedade e que o Menino Deus seja o centro da vida de todos”.

Nilton Angioletti

Deus sempre tem esperança no ser humano, ele não desiste de ninguém. Ele sabe o que pode realizar na vida das pessoas. O nascimento de Jesus é a esperança viva e concreta na vida de cada pessoa.

Um feliz e abençoado Natal para todos!””

Matéria publicada nas páginas centrais do Jornal da Arquidiocese de dezembro de 2017, páginas 06 e 07.

 

 

Culturadezembro de 2017espiritualidadeformaçãoJornal da ArquidioceseNatal é esperançanotícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA