Mutirão de Formação aborda o tema “Liturgia e Canto” no segundo dia

>
>
Mutirão de Formação aborda o tema “Liturgia e Canto” no segundo dia

DSC_0310Neste domingo, 26, no Mutirão Arquidiocesano de Formação, o tema principal da assessoria foi “Liturgia e Canto”. O professor de Liturgia e Arte Cristã, Frei Joaquim Fonseca de Souza, ofm, detalhou o assunto durante a manhã e a tarde do evento.

Com a oração do Ofício Divino das Comunidades foi feita a abertura do segundo dia de formação, seguida da introdução conduzida pelo coordenador da Comissão Arquidiocesana de Liturgia, Pe. Wellington Cristiano da Silva.

Frei Joaquim começou fazendo a retrospectiva do processo de transformação da música litúrgica de antes e após o Concílio Vaticano II. E, caminhou até a compreensão de canto litúrgico nos tempos de hoje.

Confira a galeria de fotos do 2º dia

Durante a exposição, Frei Joaquim, ainda, apresentou vários aspectos importantes dos ritos litúrgicos, que ampliaram a compreensão dos participantes, não somente dos critérios da música, mas também de outros pontos relevantes, principalmente da Missa.

Para o seminarista de Teologia, Paulo Chaves, o estudo desse assunto em um encontro como esse, aprofunda nos fiéis o sentimento de importância que se deve dar à Liturgia. “A contribuição que levo é, desde agora, já ir pensando pastoralmente como ajudar a comunidade a colocar em prática os pontos que observamos a respeito do tema”, comentou Paulo.

Missa

DSC_0388Às 14 horas foi celebrada a Missa, presidida pelo Arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck. Neste 13º Domingo do Tempo Comum, o Arcebispo aproveitou para destacar a vocação dos cristãos em seguir Jesus.

Comentando a segunda leitura, evidenciou o trecho “É para a liberdade que Cristo nos libertou”. “A nossa liberdade é muitas vezes enfraquecidas, pois muitas coisas querem tirar nossa liberdade”, destacou Dom Wilson. E acrescentou: “É a presença de Cristo e a ação do Espírito Santo em nós que nos fará livres. Esse Jesus, do qual queremos ser discípulos, que comungamos, que está no centro de nossas vidas; é Ele que nos dará liberdade para darmos testemunhos de nossa fé e fazermos o bem”, observou.

Ainda, após a Celebração teve a última parte da palestra do Frei Joaquim. O evento foi concluído por voltas das 17h com a benção de envio.

Leia também:

Família é destaque no primeiro dia do Mutirão Arquidiocesano de Formação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA