Migrantes e refugiados em Florianópolis

>
>
Migrantes e refugiados em Florianópolis

O ano de 2014 foi marcado por um aumento significativo da presença de migrantes e refugiados em Florianópolis.

São pessoas vindas de diferentes países, motivadas por diferentes razões, mas com um objetivo único: buscar melhores condições de vida. Neste cenário há uma predominância aqui de refugiados da Síria, haitianos e muitos migrantes dos países latinos americanos.

A presença destes imigrantes e refugiados em nossa cidade, Estado e país provoca em toda sociedade, mas principalmente no poder público, indagações de como agir neste caso. Como atendê-los de forma adequada? O que eles querem? Não se trata de grandes exigências, no geral é: trabalho digno e acesso aos serviços públicos básicos (saúde, educação, regulamentação da sua permanência etc.).

No entanto, como em outras partes do Brasil, a cidade de Florianópolis não está suficientemente preparado para tratar desta nova realidade (migrações).

Em abril de 2014, por iniciativa da Arquidiocese de Florianópolis, criou-se um Grupo de Apoio aos Migrantes e Refugiados que hoje congrega mais de 15 instituições que atuam diretamente com migrações, entre elas a UFSC e UDESC. Como fruto deste grupo, realizou-se em 2014 um painel na UFSC e uma audiência pública na Câmara Municipal de Vereadores. E resultou concretamente na ampliação e articulação de instituições que atuam com migrantes, atendendo demandas específicas, como é o caso da língua portuguesa para estrangeiros.

Surgiu na audiência pública a proposta de criação de um comitê intersetorial, envolvendo diversas secretarias municipais para dar uma resposta mais qualificada à situação dos migrantes na cidade de Florianópolis.

Para o ano de 2015, o grupo de apoio pretende implementar o comitê intersetorial e fortalecer os laços que unem as várias entidades empenhadas no trabalho de acolhida aos migrantes. Na agenda para este ano consta também a realização da “semana dos migrantes”. Será um momento de estudo, de encontro que permitirá maior conhecimento da vida dos migrantes em nossa cidade. Esta semana ocorrerá de 14 a 21 de junho, em Florianópolis.

Fernando Anísio Batista

Sociólogo e Secretário Executivo da Ação Social da Arquidiocese de Florianópolis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA