Mais de 300 agentes de Pastoral Familiar se reúnem para formação em Palhoça e Camboriú

>
>
Mais de 300 agentes de Pastoral Familiar se reúnem para formação em Palhoça e Camboriú

unnamed (6)“Meu desejo é que isso aconteça o mais breve possível”, afirmou o Arcebispo Dom Wilson Jönck, scj, ao término do segundo dia de formação de agentes pertencentes a pastorais, serviços e movimentos da Arquidiocese, que trabalham com as famílias, especificamente nos Encontros de Preparação para a Vida Matrimonial.

Com a participação de mais de 300 agentes nos dois dias (25/03, na Palhoça, e 26/03, em Camboriú), contou com os assessores da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), Karina e André Parreira, que partilharam a riqueza do Encontro Personalizado por Acolhimento, enaltecendo “ser uma forma comprovada de catequese pré-matrimonial com formação sólida em pequenos grupos”.

Na experiência já vivenciada por eles na Diocese de São João del-Rei (MG), a preparação dos noivos para a vida matrimonial é feita na forma de acolhimento. Dois agentes de pastoral recebem em seu lar até quatro casais de noivos ou namorados. São realizados 11 encontros, seis meses antes do casamento, repassando com fidelidade as orientações e a doutrina da Igreja.

Formação na Paróquia da Ponte do Imaruim Foto: Marcos Célio Fotografia
Formação na Paróquia da Ponte do Imaruim
Foto: Marcos Célio Fotografia

Essa nova formatação de encontro, que já tem um projeto em curso de implantação em toda Arquidiocese, atende ao apelo do Papa Francisco na Exortação Amoris Laetitia, que conclama a realização de uma iniciação ao Sacramento do Matrimônio, com momentos personalizados e não apenas com algumas palestras.

Segundo o casal Parreira, “os encontros frequentes dos agentes com os noivos, em um clima de oração, diálogo e amizade, dão tempo para eles absorverem os ensinamentos da igreja e criam vínculos com os agentes e com a própria paróquia”. unnamed (7)

 

Falar com convicçãounnamed (5)

Tendo participado dos dois dias de formação, inclusive presidindo a Celebração Eucarística do encontro no domingo, em Camboriú, Dom Wilson conclamou que todos agentes “possam falar com convicção e de forma firme sobre a nossa proposta de família, que tem como base o Evangelho”. Destacou que “é necessário vivermos esse novo modo de ser cristão, nos dando as mãos no serviço conjunto e tendo momentos para partilhar a nossa fé”.

Com a presença de vários diáconos e do coordenador arquidiocesano de pastoral, Pe. Revelino Seidler, os encontros contaram com o acolhimento das Paróquias São Judas Tadeu e São João Batista, na Palhoça, e Divino Espírito Santo, em Camboriú, e participação de seus párocos, Pe. Murilo Guesser e Pe. Márcio Vignoli.

unnamed (20)
Foto: Marcos Célio Fotografia

unnamed

 

 

Foto: Marcos Célio Fotografia
Foto: Marcos Célio Fotografia
unnamed (26)
Padre Murilo na Missa no encontro da Ponte do Imaruim Foto: Marcos Célio Fotografia

Por Sarita e Mário Prisco – Coordenação Arquidiocesana da Pastoral Familiar

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA