Lectio Divina – Mt 2, 13 – Por Pe. Wellington Cristiano

>
>
Lectio Divina – Mt 2, 13 – Por Pe. Wellington Cristiano

Lectio: “Depois que os magos partiram, o Anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: ‘Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise! Porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo!’” (Mt 2,13).

Meditatio: Após o relato do nascimento de Jesus e da visita dos magos do Oriente, Mateus narra a fuga da Sagrada Família para o Egito. Jesus, desde a infância, realiza e revive a história de seu povo. A família de Jesus passa pela experiência do êxodo e da libertação. Inserida na história da humanidade, também vive momentos de sofrimento e perseguição. Conduzida e protegida pelo Anjo do Senhor, a Sagrada Família, que luta pela vida, sairá vitoriosa diante das ameaças de morte do tirano Herodes. Será Nazaré a terra prometida que acolherá a família do Menino Jesus.

Oratio: Jesus, Maria e José, minha família vossa é!

Contemplatio: O exemplo da Sagrada Família ilumina a nossa realidade. Contemplando a humilde família de Nazaré, que é reflexo da família trinitária, busquemos imitar em nossos lares as suas virtudes.

Missio: Família é dom de Deus. O próprio Cristo, encarnado em nossa história, decidiu fazer parte de uma família para santificar todas as famílias. Para ensinar nossas famílias a superar os momentos de crises, sofrimentos e perseguições, Jesus e seus pais também passaram por momentos difíceis, como a angustiante fuga para o Egito. Fiel a Deus, a Sagrada Família soube enfrentar bravamente as dificuldades e desafios da vida, permanecendo unida e fortalecida pelos laços do amor. Sejamos, pois, a exemplo da Sagrada Família, comprometidos com nossas famílias e solidários aos apelos de tantas famílias feridas pela violência, ganância, miséria e outros males que ameaçam a paz e a vida nos lares.

Por Pe. Wellington Cristiano da Silva

Artigo publicado na edição nº 230 do Jornal da Arquidiocese

Dezembro de 2016

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA