Lectio Divina – Mt 11,29-30 – Por Pe. Wellington Cristiano

>
>
Lectio Divina – Mt 11,29-30 – Por Pe. Wellington Cristiano

Lectio (leitura): “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de
coração, e vós encontrareis descanso. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mt 11,29-30).

Meditatio (meditação): Jesus reprova a atitude dos fariseus porque “amarram pesados fardos e os colocam nas costas dos outros, mas eles próprios não os querem mover nem sequer com um dedo” (Mt 23,4). O fardo pesado do legalismo farisaico torna a vida desgastante e insuportável. Cansados e fatigados sob o peso do jugo da lei, os discípulos, os pobres em espírito (cf. Mt 5,3), encontram em Jesus descanso e alívio. Jesus chama-os a viverem em plena liberdade. Ele torna tudo leve e suave, porque é humilde, manso e afável para com todos. Jesus, contudo, não nos promete uma vida fácil. Para ser seu discípulo é preciso renunciar a si mesmo, tomar a cruz e segui-lo (cf. Mt 16,24). Todavia, consolados por seu amor e misericórdia, adquirimos força e vigor para superar os desafios de nossa jornada.

Oratio (oração): Jesus manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao vosso!

Contemplatio (contemplação): “Um dos soldados abriu-lhe o lado com a lança, e logo saiu sangue e água” (Jo 19,34). Olhando para o coração transpassado de Jesus (cf. Jo 19,37), contemplemos o mistério de nossa salvação.

Missio (missão): Na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, queremos, como o discípulo amado, reclinar nossa cabeça sobre o peito do Senhor (cf. Jo 13,25). No Coração de Jesus encontramos o amor mais profundo e verdadeiro; um amor que se entrega e dá a vida. Nossa missão é a de transformar nosso coração de pedra em um coração de carne (cf. Ez 36,26), semelhante ao de Jesus; um coração manso e sensível, generoso e misericordioso, capaz de amar sem medidas.

Por Pe. Wellington Cristiano da Silva

Artigo publicado na edição nº 213 do Jornal da Arquidiocese

Junho de 2015

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA