Lectio Divina – Lc 24,35 – Por Pe. Wellington Cristiano

>
>
Lectio Divina – Lc 24,35 – Por Pe. Wellington Cristiano

Lectio (leitura)

“Então os dois contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão” (Lc 24,35).

Meditatio (meditação)

Sem rumo, frustrados e desanimados, os discípulos de Emaús, deixando Jerusalém, não conseguem reconhecer a vitória do Ressuscitado. Mas Jesus Ressuscitado se aproxima e começa a caminhar com eles. Pela escuta atenta da Palavra e no partir do pão, os discípulos reconhecem o Cristo presente e atuante na história humana. A experiência do encontro com o Senhor fez seus olhos se abrirem e seus corações arderem. No relato do encontro do Ressuscitado com os discípulos de Emaús, Lucas insiste na presença real de Jesus na vida e no caminho da comunidade de fé. A experiência de fé passa por um processo de amadurecimento pessoal, num itinerário que culmina no encontro com o Senhor e no reconhecimento de sua constante presença na história.

Oratio (oração)

“Fica conosco, Senhor, pois já é tarde e a noite vem chegando!” (Lc 24,29).

Contemplatio (contemplação)

No partir do pão, “os olhos dos discípulos se abriram e eles reconheceram Jesus”. Contemplemos, com os olhos da fé, a presença mística e real de Cristo nos sinais que ele mesmo nos dá.

Missio (missão)

Consolados e repletos da esperança da ressurreição trazida pela vida nova em Cristo Jesus, os discípulos voltaram para Jerusalém, o lugar onde Jesus venceu, e lá encontraram os 11 reunidos com os outros. Como missionários, contaram tudo o que havia acontecido no caminho de suas vidas e como reconheceram Jesus no pão partilhado e na Palavra anunciada. De fato, o pão, a palavra e a partilha trouxeram novo vigor aos discípulos de Emaús. Nisto consiste nossa missão: anunciar a experiência da ressurreição, o encontro com o Senhor e sua presença viva na Palavra, na Eucaristia e no amor partilhado com os irmãos e irmãs.

Por Pe. Wellington Cristiano da Silva

Artigo publicado na edição nº 222 do Jornal da Arquidiocese

Abril de 2016

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA