Lectio Divina – Lc 1,30-31 – Por Pe. Wellington Cristiano

>
>
Lectio Divina – Lc 1,30-31 – Por Pe. Wellington Cristiano

Lectio (leitura)

    “O anjo disse a Maria: ‘Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus’” (Lc 1,30-31).

Meditatio (meditação)

   Em Nazaré da Galileia, Maria recebe uma boa notícia dos céus: em seu seio virginal, por obra do Espírito Santo, Deus, em seu Filho eterno, assumirá nossa humanidade, encarnando-se em nossa história. Diante do anúncio salvífico, Maria dá o seu consentimento livre e favorável: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38). Em Maria a ação divina se dá em termos trinitários: o Pai a escolhe para ser mãe de seu Filho; a sua concepção virginal é obra do Espírito; e nela o Filho de Deus é concebido. O anúncio do anjo Gabriel a Maria revela dois conteúdos centrais da nossa fé: Jesus é o Messias esperado, descendente de Davi e, verdadeiramente, o Filho de Deus.

Oratio (oração)

    Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!

Contemplatio (contemplação)

    O mistério da encarnação é mistério que precisa ser contemplado em nossos corações. Faltam-nosas palavras. Resta-nos o silêncio.

Missio (missão)

   O Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo é o Evangelho da alegria, por isso é sempre anúncio de boa notícia. O mistério do Verbo de Deus feito carne no ventre da Virgem Maria é sinal da chegada dos tempos messiânicos. Deus vem habitar entre nós (Jo 1,14). Mãe do Emanuel, Deus Conosco (Mt 1,23), Maria carrega consigo o Salvador da humanidade. Neste Ano Nacional Mariano, nossa missão é contemplar com os olhos de Maria o nosso Redentor e, imitando seu testemunho de fé e obediência, espalhar no mundo as sementes do Evangelho.

Por Pe. Wellington Cristiano da Silva

Artigo publicado na edição nº 232 do Jornal da Arquidiocese

Março de 2017

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA