Lectio Divina – Jo 3,14 – Por Pe. Wellington Cristiano

>
>
Lectio Divina – Jo 3,14 – Por Pe. Wellington Cristiano

Lectio - Setembro_cruzLectio (leitura): “Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado” (Jo 3,14).

Meditatio (meditação): No diálogo com Nicodemos, Jesus revela o amor supremo de Deus manifestado no gesto concreto de sua paixão na cruz. Para tornar mais compreensível o significado de sua livre entrega, Jesus compara o sinal de sua cruz ao sinal da serpente erguida por Moisés. Assim como quem olhava para a serpente de bronze, levantada por Moisés no deserto, era curado do veneno mortal (Nm 21,8), todo aquele que olhar para o Crucificado receberá vida e salvação. Quem se voltava para a serpente de bronze – que se tornou sinal de salvação para o povo de Israel (Sb 16,6) – era curado, não pelo que via, mas pela ação do Deus Salvador de todos (Sb 16,7). Por sua vez, o Filho do Homem, levantado na cruz, leva à plenitude a salvação oferecida por Deus à humanidade.

Oratio (oração): Eu vos adoro Senhor Jesus Cristo e vos bendigo, porque pela vossa Santa Cruz remistes o mundo.

Contemplatio (contemplação): “Olharão para aquele que transpassaram” (Zc 12,10; Jo 19,37). Assim como a serpente de bronze, a Santa Cruz nos obriga a olhar para o alto e a superar toda idolatria. Ao contemplarmos Jesus levantado na cruz, somos curados do veneno da maldade que nos faz perecer.

Missio (missão): “Eis o lenho da Cruz do qual pendeu a salvação do mundo! Vinde e adoremos!”. A Festa da Exaltação da Santa Cruz mantém estreita relação com a Sexta-Feira Santa. Jesus, condenado à morte de cruz, foi elevado da terra, atraindo todos para si (Jo 12,32). “Elevado da terra” significa ao mesmo tempo crucificado e glorificado. Jesus transformou a vergonha da cruz em fonte de plena salvação. No Crucificado, Deus manifesta a sua glória, pois a cruz é derrota do pecado e vitória do amor. A cruz de nosso Senhor Jesus Cristo é também a nossa glória (Gl 6,14). Sejamos, pois, missionários do consolo e da esperança, levando em nosso coração o sinal da cruz. E, igualmente, verdadeiros cireneus a aliviar as cruzes pesadas de tantos irmãos.

 

Por Pe. Wellington Cristiano da Silva

Artigo publicado na edição nº 216 do Jornal da Arquidiocese

Setembro de 2015

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA