Lectio Divina – Jo 2,1-5 – Por Pe. Wellington Cristiano

>
>
Lectio Divina – Jo 2,1-5 – Por Pe. Wellington Cristiano

Lectio (leitura)

“Houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava presente. Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: ‘Eles não têm mais vinho’. Jesus respondeu-lhe: ‘Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou’. Sua mãe disse aos que estavam servindo: ‘Fazei o que ele vos disser’” (Jo 2,1-5).

Meditatio (meditação)

O primeiro sinal realizado por Jesus foi em Caná da Galileia. Neste casamento – símbolo da aliança de Deus e seu povo –, Jesus inaugura uma nova e eterna aliança, que se consumará na cruz. A presença de Maria é muito significativa. Ela precede o filho, como que para preparar-lhe o caminho. A Virgem constata a falta de vinho. Mesmo não sendo encarregada da festa, mas convidada, sua atenção e previdência a motivam a tomar parte da situação. Dirige-se a seu filho numa atitude de misericórdia e total confiança. Intitulada Mulher, Maria simboliza a noiva, a nova humanidade, a nova Eva. Junto à cruz, chegada a hora, tornar-se-á mãe de todos os crentes (Jo 19,25-27). Como intercessora nossa e Esposa totalmente entregue ao seu Esposo, Maria nos aponta o caminho: “Façam o que Ele disser”.

Oratio (oração)

Se ganhei as tuas boas graças, ó Senhor, e se for de teu agrado, concede-me a vida – eis o meu pedido! – e a vida do meu povo – eis o meu desejo! (Est 7,3).

Contemplatio (contemplação)

Com nosso olhar voltado para os céus, contemplemos a aliança de amor que o Senhor firmou com seu povo.

Missio (missão)

Transbordando nossas talhas com o vinho novo, sinal da chegada dos tempos messiânicos, o Senhor quer transformar nossa tristeza em alegria, nossa angústia em espera confiante. A missão que nos cabe é realizar tudo aquilo que Jesus nos disser ao coração. Como Maria, sejamos atentos às necessidades de nossos irmãos e irmãs. Tomemos a iniciativa na construção de um mundo mais humano e fraterno.

Por Pe. Wellington Cristiano da Silva

Artigo publicado na edição nº 228 do Jornal da Arquidiocese

Outubro de 2016

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA