Lectio Divina – Jo 11,25-26 – Por Pe. Wellington Cristiano

>
>
Lectio Divina – Jo 11,25-26 – Por Pe. Wellington Cristiano

(Nov) Lazarus-ResurrectionLectio (leitura): Jesus disse a Marta: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais” (Jo 11,25-26).

Meditatio (meditação): No Evangelho de João, a ressurreição de Lázaro é o último dos sete sinais realizados por Jesus. Neste sinal, Jesus vence a morte e restaura a vida de seu amigo. Há dois modos de ver a morte: para uns, ela é uma barreira insuperável; para Jesus, ela não é o fim, mas é como um sono do qual é preciso despertar. Marta representa o tipo de discípulo que precisa superar a concepção da morte enquanto desfecho fatal. Ela crê na ressurreição do último dia, como a maioria dos judeus. Mas Jesus é a ressurreição e a vida para esta vida presente e para além dela. Neste sentido, quais são as amarras que ainda me prendem a uma situação de morte e que me impedem de ressuscitar para uma vida nova?

Oratio (oração): Creio, Senhor Jesus, que tu és o Messias, o Filho de Deus que devia vir ao mundo (cf. Jo 11,27). Peço-te Senhor: aumenta a minha fé e remove a pedra e as amarras que me impedem de caminhar e de ver a tua luz.

Contemplatio (contemplação): Nem mesmo a angústia da morte é capaz de apagar o amor de Deus. A força que movimenta o sinal da ressurreição é o amor divino que vence e supera a morte. Contemplemos, pois, o amor de Jesus para com Lázaro que retrata toda a humanidade de Deus que ama sem limites.

Missio (missão): Para alguns, Finados é um bom feriado, tempo de relaxar e descansar. Para outros, é um dia trágico que gera angústia e tristeza, pois faz deparar com a morte. Porém, para muitos, é um dia de esperança, de consolo e de comunhão de amor com aqueles que já partiram. Cabe a nós, cristãos, a tarefa de ajudar as pessoas a encarar a morte com realismo e esperança, indicando, pela fé, a certeza da ressurreição e da vida eterna em Cristo Jesus: o único capaz de nos consolar.

Por Pe. Wellington Cristiano da Silva

Artigo publicado na edição nº 207 do Jornal da Arquidiocese

Novembro de 2014

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA