Lectio Divina – Ap 11,19a; 12,1 – Por Pe. Wellington Cristiano

>
>
Lectio Divina – Ap 11,19a; 12,1 – Por Pe. Wellington Cristiano

Lectio (Lectio)

“Abriu-se o Templo de Deus que está no céu e apareceu no Templo a Arca da Aliança. Então apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida de sol, tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas” (Ap 11,19a; 12,1).

Meditatio (meditação)

O Apocalipse foi escrito para trazer esperança ao povo cristão em tempos de perseguição. A arca que aparece no céu é sinal da aliança de Deus com o povo. O povo da nova aliança, simbolizado na Mulher cósmica, é impulsionado a vencer as forças do mal com o auxílio divino. Enquanto imagem da Igreja perseguida e glorificada, Maria encara o destino da comunidade cristã: dor e perseguição, mas também vitória e ressurreição. Nos céus, com as vestes da salvação (Is 61,10), Maria brilha como sinal de esperança para o povo peregrinante.

Oratio (oração)

O Cântico de Maria (Lc 1,46-55) é o nosso cântico de salvação. Elevada às alturas dos céus, Maria é imagem da pessoa humilde que Deus exaltou. Com nossa mãe, rezemos: “A minha alma engradece o Senhor, e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador” (Lc 1,46-47).

Contemplatio (contemplação)

Contemplemos nos céus este maravilhoso sinal: uma Mulher envolvida de salvação, iluminada com a glória de Deus.

Missio (missão)

Na mulher que está para dar à luz, o povo lia a sua história: um parto doloroso, mas alegre, pois uma vida nova há de surgir. Maria é a primeira a participar, de corpo e alma, da ressurreição inaugurada por Cristo. Redimida previamente em vista dos méritos de Cristo, não sofreu a corrupção do pecado e da carne. Foi assumida por Deus e elevada ao céu, onde, por sua intercessão, “continua a obter-nos os dons da salvação eterna” (Lumen Gentium 62). Nossa missão é levar esperança a quem vive em situação de desânimo e de morte. O mistério da assunção de Maria é também o nosso mistério, pois Deus sempre há de elevar os humildes (Lc 1,52).

Por Pe. Wellington Cristiano da Silva

Artigo publicado na edição nº 237 do Jornal da Arquidiocese

Agosto de 2017

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA