IMG_4140No dia 28 de março, todos os caminhos levaram a juventude da Arquidiocese para um único lugar: Paróquia São Cristóvão, bairro Cordeiros, em Itajaí. Local escolhido para a Jornada Arquidiocesana da Juventude que terminou com gostinho de quero mais.

Juventude é vida, segundo palavras do Arcebispo durante o evento. No bate papo com a juventude, Dom Wilson falou que espera dos jovens da Arquidiocese que “sejam de Cristo, vivam como Igreja e caminhemos juntos”. Organizado pelo Setor Juventude, da Arquidiocese, reuniu 1.200  jovens de 13 municípios. As Novas Comunidades estiveram presentes com estandes vocacionais.

A banda Ministério Glória Eterna, de Florianópolis, abriu o evento. Em seguida, bênção e procissão de Ramos, com Missa presidida pelo Arcebispo Dom Wilson Tadeu Jönck, scj, e concelebrada por padres da Arquidiocese. Na sequência, a animação continuou com Amados do Eterno, de Camboriú, e bate-papo do Arcebispo com os jovens.

DSCN9259“Este evento foi importante para criar união entre os diversos ministérios, movimentos e comunidades. Para viver em unidade com Cristo, louvando ao Senhor de um modo santo”, afirmou Juliana Pereira, 29, da Comunidade Transfiguração, de Itajaí.

Um dos momentos mais fortes da Jornada Arquidiocesana da Juventude foi adoração ao Santíssimo Sacramento. “Achei que os jovens que vieram estão aproveitando bastante. Deveriam ter mais eventos destes, pois fortalece a caminhada”, constatou a jovem Janaina Elenir Marcelino, da Paróquia de Paulo Lopes.

Kamila Neves, 18 anos, da Paróquia Senhor Bom Jesus, de Camboriú, vê “como a juventude da nossa Arquidiocese é grande. Mesmo com chuva estão aqui, é forte”.

O cantor Diego Fernandes encerrou o evento e levou os participantes a total animação. “Foi maravilhoso, o horário ótimo, programação bem elaborada, conheci todas as expressões jovens diferentes, pessoal rezando junto, a expressão da Igreja e da juventude estavam aqui. A presença do bispo, o jeito que ele nos trata, nos impulsiona a continuar a ser de Deus”, expressou Jéssica Alves Jeremias, da Paróquia Santa Cruz, de São José.

O coordendador do Setor Juventude, João Augusto de Farias, destacou “que o evento superou as expectativas e reacendeu em nossos jovens, a chama do primeiro Amor. De agora para frente, vamos nos empenhar mais para manter a unidade entre as mais diferentes expressões”.

O próximo evento será um encontro formativo nos dias 06, 07 e 08 de junho, no Centro de Evangelização Angelino Rosa, em Governador Celso Ramos.

DSCN9281Memória

Desde 1986, por instituição do então Papa São João Paulo II, a Igreja celebra no Domingo de Ramos, o Dia Mundial da Juventude. Todas as dioceses do mundo são chamadas a organizar uma concentração com os jovens das paróquias, movimentos, pastorais e novas comunidades da região, a fim de realizar as Jornadas Diocesanas da Juventude.

As jornadas diocesanas e arquidiocesanas acontecem nos anos em que não há Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontece a cada três anos.

Em 2013, a Igreja no Brasil sediou entre os dias 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro, a Jornada Mundial da Juventude que acolheu aproximadamente 4,5 milhões de jovens dos mais diversos países. A próxima JMJ será em Cracóvia, em 2016.

Seu endereço de email não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios

*