Instituto Superior de Direito Canônico de SC recebe inscrições para mestrado

>
>
Instituto Superior de Direito Canônico de SC recebe inscrições para mestrado

isdcscInstituição de ensino foi eregida em julho deste ano

Diante dos desafios pastorais relacionados ao anúncio do evangelho nas famílias e à confirmação dos valores perenes do sacramento do matrimônio, o regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) atendeu o pedido do arcebispo de Florianópolis (SC), dom Wilson Tadeu Jönck, para erecção canônica do Instituto Superior de Direito Canônico de Santa Catarina (ISDCSC). A instituição de ensino irá oferecer, a partir do próximo ano, o mestrado eclesiástico em Direito Canônico e recebe pré-inscrições até o dia 15 de novembro.

O instituto é agregado ao Institutum Utriusque Iuris da Pontifícia Universidade Lateranense de Roma. O ISDCSC tem como finalidade formar canonistas conscientes da sua missão de especialistas no Direito Canônico, “com sólida formação nas ciências jurídicas, grande sensibilidade às situações sociais de cada tempo e local, para poderem aplicar o direito com equidade, contribuir na elaboração de novas leis e garantir o desenvolvimento da ciência canonística, através da pesquisa, do ensino e da prática jurídica eclesial”.

Como objetivos no estudo do Direito Canônico, o instituto pretende “cultivar e promover à luz da Lei Evangélica as disciplinas canonísticas”; “formar, com seriedade e profundidade acadêmica, os alunos nas disciplinas que lhes são próprias, para que estejam plenamente preparados para a pesquisa, a produção acadêmica, o magistério ou para assumir peculiares encargos eclesiásticos”; e “promover a formação continuada, ou permanente, no âmbito da ciência jurídico-canônica”.

De acordo com Dom Wilson Tadeu, a grande motivação para a criação do ISDCSC foi o apelo do papa Francisco expresso nas duas Assembleias Sinodais sobre a família, na publicação da exortação apostólica Amoris Laetitia – sobre o amor na família e no Motu Proprio Mitis Iudez Dominus Iesus. Tais elementos manifestam “de maneira inequívoca a sensibilidade pastoral e o desejo inadiável do papa de ir ao encontro de tantos que precisam do abraço misericordioso da Igreja e da ação qualificada, célere e próxima da Justiça Eclesial”, afirma o arcebispo.

Mestrado

O Mestrado eclesiástico em Direito Canônico conta com 30 vagas e tem duração de três anos. As pré-inscrições acontecem até o dia 15 de novembro. No dia 8 de dezembro, na sede do ISDCSC, em Florianópolis, acontecerão as etapas do processo seletivo do curso, que compreende análise de documentação, seleção por meio de redação e interpretação de texto e exame de proficiência linguística.

As regras de ingresso estão de acordo com as orientações da Congregação da Educação Católica e normativas do Decreto Novo Codice e do Institutum Utriusque Iuris da Pontifícia Universidade Lateranense. Neste sentido, além do mestrado, que consiste nos três anos de formação, é oferecido um primeiro ciclo, de caráter introdutório para as pessoas que não possuem formação em Teologia e Filosofia.

Saiba mais sobre o curso e o processo seletivo no site do ISDCSC.

Por: CNBB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA