Frei Evandro Aparecido de Souza toma posse na Paróquia Santíssima Trindade

>
>
Frei Evandro Aparecido de Souza toma posse na Paróquia Santíssima Trindade

A Paróquia Santíssima Trindade, em Florianópolis, conta com novo pároco. A Missa de posse do Pe. Frei Evandro Aparecido Souza, OFMCap, ocorreu no dia 18 de fevereiro e foi presidida pelo Arcebispo, Dom Wilson Tadeu Jönck. Ele é o 15º pároco da paróquia.

Estavam presentes o Ministro Provincial dos Capuchinhos do Paraná e Santa Catarina, Frei Pedro Cesário Palma, além dos padres Luciano, Marlon e Alberto, e Frei Carlos David.

Os demais freis que atuarão como seus cooperadores são: Frei Carlos Gerber, Frei Daniel Heinzen e Frei Silvio Ferro;

O Rito de Posse teve início com a leitura do decreto de nomeação. O padre foi, então, revestido com a estola sacerdotal e a casula, símbolos do serviço. Em seguida, o novo pároco recebe do Arcebispo diversos instrumentos para bem desempenhar sua missão, como as chaves da igreja e do sacrário.

Após as leituras da liturgia do dia, o novo pároco recebe das mãos do Arcebispo o Evangeliário para, em seguida, fazer a proclamação do Evangelho.

Depois, frei Evandro, acompanhado de seus irmãos de fraternidade, Frei Carlos Gerber e Frei Daniel Heinzen, faz a Profissão de Fé.

Logo após as palavras do Provincial, Frei Evandro disse suas primeiras palavras como Pároco, exortando os fieis a rezarem pelos sacerdotes, para que estes sejam fiéis à missão. Como também, convocando todos os paroquianos a trabalharem na construção do Reino, juntamente com os freis, nos diversos serviços sociais, e citando os grandes locais de necessidade de atuação dentro de Florianópolis, como as universidades e os hospitais.

Biografia do novo pároco

Frei Evandro nasceu no dia 03 de novembro de 1975, em Santo Antônio da Platina (PR). É filho de Osni Pereira de Souza e Josefina da Silva Souza, e tem duas irmãs: Eliana e Luciana.

Ingressou no Seminário Assunção em Uraí (PR), em 05 de março de 1991. Recebeu o hábito capuchinho em 15 de janeiro de 1997 ,em Joinville (SC).

Emitiu os votos temporários em 27 de junho de 1998 e os perpétuos em 03 de junho de 2006.  Foi ordenado diácono dia 25 de junho de 2006. na Matriz São Paulo Apóstolo, em Capinzal (SC); e ordenado sacerdote dia 02 de dezembro de 2006, na Matriz de Santo Antônio da Platina, por Dom Fernando José Penteado. No dia seguinte, na mesma Igreja, celebrou a primeira Missa solene.

Frei Evandro residiu nos seguintes lugares: União da Vitória, 1998; Florianópolis, 1999-2003; Curitiba, Mercês, 2004; Capinzal, 2005-2007; Céu Azul, 2008-2009; Ponta Grossa, Imaculada, 2010-2014; Ponta Grossa, Bom Jesus, 2015-2017; Florianópolis, atualmente.

Frei Evandro prestou os seguintes serviços: coordenador regional do SAV, auxiliar na enfermaria provincial, diretor da Escola Vocacional, ecônomo local, vigário local, guardião, vigário paroquial, pároco, assistente espiritual da JUFRA do Regional Sul I do Paraná, assistente espiritual da OFS, conselheiro provincial em dois triênios, coordenador do SAV provincial, coordenador da Schola Fratrum, secretário da Formação Inicial, membro da CIF.

Cursou Filosofia no Instituto de Filosofia Frei Eurico de Mello, em Ponta Grossa, e Teologia no ITESC, hoje FACASC, em Florianópolis.

Está com 42 anos de idade e 19 anos de vida religiosa, sendo 11 anos de vida sacerdotal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA