Formação musical na Igreja: contribuição de Pe. Ney Brasil Pereira e outros compositores

>
>
Formação musical na Igreja: contribuição de Pe. Ney Brasil Pereira e outros compositores

A presença da música no catolicismo é algo muito forte. Temos música nas missas, orações, grupos, rádios, pastorais, nas festas paroquiais. Mas como se aprende a cantar e tocar nestes diversos momentos?

Há alguns anos, além de atuar como professora de música, me dedico à pesquisa científica sobre caminhos de aprendizagem musical na Igreja Católica. Dia 11/03/19 realizei minha defesa de tese de doutorado em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Dediquei-me nos últimos anos a estudar como quatro religiosos católicos formaram-se musicalmente e passaram a formar outros. Pude conhecer as histórias relacionadas à música, infância, família, mídia, igreja, formação acadêmica, professores particulares e estudo no exterior de Padre José Henrique Weber, Irmã Míria Therezinha Kolling, Padre Ney Brasil Pereira e Irmã Custódia Maria Cardoso. Os colaboradores da pesquisa foram escolhidos por terem um importante papel na formação musical na Igreja Católica brasileira. Eles assessoraram muitos cursos de canto litúrgico pastoral em diversas cidades e suas composições e gravações são conhecidas por aqueles que são envolvidos com a música litúrgica.

Na tese há um capítulo dedicado às histórias formativas de Padre Ney Brasil Pereira, que teve tão importante contribuição na Arquidiocese de Florianópolis. Além do material escrito a partir da entrevista realizada com ela, na tese é possível encontrar links e referências dos materiais que pesquisei sobre ele, tais como biografia, entrevistas e sites.

A experiência com música nas religiões precisa ser valorizada. São muitas pessoas que aprendem música, e, por vezes até decidem seguir atuando na música devido à formação que tiveram na igreja. Precisamos valorizar os religiosos, leigos e tantos que se dedicam para a formação litúrgico-musical.

Para quem tiver interesse, tese estará disponível para consulta no repositório digital: http://hdl.handle.net/10183/193128.

Por Michelle Arype Girardi Lorenzetti
Doutora em Música pela UFRGS. É especialista em Música Ritual pela FACCAMP. Atua como professora nos Seminários da Diocese de Montenegro e Arquidiocese de Porto Alegre / RS e na Especialização de Música Litúrgica da UNISAL / SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA