Festa do Divino Espírito Santo será realizada entre os dias 27 e 29 de maio, em São José

>
>
Festa do Divino Espírito Santo será realizada entre os dias 27 e 29 de maio, em São José

Tradição histórica e cultural, festividade acontece há 167 anos no município

A Paróquia de São José e a família imperial de Carlos Eduardo de Souza Martins e Maria Helena de Souza Martins promovem de 27 a 29 de maio, a 167ª edição da Festa do Divino Espírito Santo. São dias de celebrações, atividades artísticas e culturais e gastronomia no Centro Histórico do município.

Essa manifestação tipicamente açoriana foi trazida para Santa Catarina pelos imigrantes que aqui fizeram residência no século 18. Em São José, a comemoração acontece desde 1851, uma tradição reconhecida como patrimônio imaterial, registrada no livro de celebrações como bem cultural da cidade.

“É com muita honra e devoção ao Espírito Santo que organizo com a minha família, a comunidade e a Paróquia de São José as festividades deste ano. Momento de fé, promoção da paz e vivência da caridade. A Festa do Divino é base da identidade histórica e cultural de São José e precisa seguir sendo preservada e valorizada”, ressalta Caê Martins.

Como acontece tradicionalmente todo ano, após missa na Igreja Matriz será realizada no dia 26 de maio a Divina Sopa, servida pelo casal festeiro à comunidade, no entorno da praça. Nesta edição, a sopa também será oferecida a pessoas em situação de rua em algumas regiões do município. Para o festeiro e a sua família, esse gesto mostra muito do verdadeiro sentido da Festa do Divino. Semear o amor ao próximo e o espírito da partilha, fraternidade e igualdade entre todos.

Também antecedem a Festa do Divino as novenas preparatórias, nove terças-feiras até a festa, sempre às 19h30min, na Igreja Nossa Senhora de Fátima e Santa Filomena, na Praia Comprida. A última novena deste ciclo será nesta terça-feira, dia 23. A novena é inspirada nos escritos da Beata Elena Guerra, apóstola do Espírito Santo e intercessora da Festa do Divino Espírito Santo em São José.

Dentro da programação estão as missas na paróquia, o encontro das bandeiras do Divino, o cortejo da Família Imperial, a coroação do Imperador e o anúncio dos festeiros de 2018.

Sobre a festa

A Festa do Divino Espírito Santo foi instituída no ano de 1296 na Cidade de Alenquer, em Portugal, pela rainha Isabel de Aragão, a rainha santa, esposa de Dom Dinis, Rei de Portugal. A festa é fruto de uma promessa para que a paz pudesse reinar entre Portugal e o Reino Independente de Aragão que estavam em guerra.

As promessas da rainha e do povo foram atendidas e a paz voltou a reinar. Desde então, num gesto de adoração e de ação de graças ao Espírito Santo, elege-se um Imperador entre as pessoas simples do povo e organiza-se um cortejo, tendo o casal imperial um destaque especial. Ele é coroado e recebe o cetro real. Durante a festa, o Imperador passa a reinar, exercendo um serviço comunitário e de caridade.

Programação

23 a 25 de maio – Missa e retorno das Bandeiras, às 19h30min – Igreja Nossa Senhora de Fátima e Santa Filomena
21 de maio – Missa na TV – 7h30 – Band SC
25 de maio – Abertura da exposição “No tempo do Divino”, da Escola de Oleiros Joaquim Antônio de Medeiros – 18h – Museu Histórico de São José
26 de maio – Procissão das Bandeiras – saída da Igreja Nossa Senhora de Fátima até Igreja Matriz – 19h – Missa 19h30 – Igreja Matriz
26 de maio – Divina Sopa

27, 28 e 29 de maio – Festa do Divino Espírito Santo

27 de maio
18h – Abertura Especial da Festa do Divino
18h30 – Cortejo com a Família Imperial
19h – Missa Solene com Coroação do Imperador

28 de maio
09h – Cortejo com a Família Imperial
09h30 – Missa Solene
14h – Tarde de Prêmios
15h30 – Feira da Freguesia Especial – Boi de Mamão e atividades artísticas
18h30 – Cortejo com a Família Imperial
19h – Missa

29 de maio
19h30– Cortejo com a Família Imperial
20h – Missa Solene de Ação de Graças presidida pelo Arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, e apresentação dos Festeiros 2018
22h – Sorteio e Entrega de Prêmios
23h – Cortejo da Gratidão – despedida da Família Imperial 2017

Praça de Alimentação com cardápios variados, durante todo período da festividade. Artesanato e atrações artísticas e culturais.

Serviço
167ª Festa do Divino Espírito Santo de São José
27, 28 e 29 de maio
Centro Histórico de São José

Entrada: Gratuita

Facebook: Festa do Divino Espírito Santo São José – SC

Por Ana Vilela

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA