Encenações da Paixão de Cristo 2018 na Arquidiocese

>
>
Encenações da Paixão de Cristo 2018 na Arquidiocese

No dia da celebração da Paixão e Morte de Cristo, Sexta-feira Santa, os passos de Jesus tomam forma na representação de diversas apresentações na Arquidiocese de Florianópolis.

Na mensagem central , “Deus amou tanto a humanidade, que foi capaz de doar a própria vida para salvar a todos” (cf Jo 3,16).

A celebração da Sexta-feira Santa, 30 de março, acontece em todas as paróquias e santuários da Arquidiocese, mas as apresentações artísticas seguirão apenas em determinadas localidades.

Se a sua paróquia, comunidade ou movimento vai apresentar e não está nesta publicação, favor enviar as informações com cartaz para o e-mail: [email protected]

Confira a programação e participe!

 

Encenação da Paixão de Cristo em Bombinhas

Jovens bombinenses encenam a Paixão de Cristo pelas ruas da cidade

Pelo sexto ano consecutivo, a Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, que engloba sete comunidades bombinenses, realiza a Encenação da Via Sacra e Paixão de Cristo no feriado de Sexta-feira Santa, dia 30 de março. Os personagens, Jesus, Maria, José, os ladrões, discípulos e demais seguidores do Mestre, carrascos e soldados, serão representados por jovens da comunidade, que serão acompanhados por moradores e turistas a partir das 18h.

A saída do cortejo se dará na Igreja Matriz Nossa Senhora da Imaculada Conceição, localizada à rua Flamingo, 150, bairro de Bombas, segue pela rua Martim Pescador, entra na Av. Leopoldo Zarling e culmina com a crucificação na Capela de Nossa Senhora da Imaculada Conceição (igrejinha do morro), localizada ao lado do Cemitério Municipal, entre as praias de Bombas e Bombinhas.

A ressurreição de Cristo acontece na Missa de Páscoa no domingo, 01 de abril, às 8 horas, na Igreja Matriz, ocasião onde também será realizado o Envio das Bandeiras do Divino Espírito Santo, que a partir de então, seguem em visitação de casa em casa, pelos bairros até o dia de Pentecostes, em 20 de maio.

A comunidade bombinense, através do Conselho Paroquial Pastoral – CPP, convida a todos para prestigiarem este momento singular. Em caso de chuva, a encenação será realizada na Igreja Matriz.

Serviço

Encenação da Paixão de Cristo

30 de março

18h

Saída: Igreja Matriz Nossa Senhora da Imaculada Conceição, rua Flamingo, 150,  Bombas.

Realização: Paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição

Apoio: Prefeitura de Bombinhas, Polícia Militar de Bombinhas, Empresas Vila do Farol e comunidade bombinense.

 

Palhoça

A Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Enseada de Brito, em Palhoça, promove há muitos anos o espetáculo “A Encenação da Paixão de Cristo”. Será no dia 30 de março, às 19h30, no salão paroquial da Enseada.

Este evento já é tradição e é oferecido pela igreja juntamente com os jovens e a comunidade.

O teatro conta a história dos últimos momentos de Jesus sobre a terra. É representado por 93 atores e atrizes, todos das comunidades, dentro de um espaço transformado e montado para que o público se sinta em Jerusalém, como parte muito próxima da história.

Os atos iniciaram contando desde a profecia de Isaías passando pelo nascimento, infância e depois a vida pública de Jesus. Momentos como a samaritana, o poço de Jacó e o apedrejamento de Madalena também farão parte.

Cenas fortes e efeitos especiais fazem com que as pessoas vivam muito intensamente as lembranças do julgamento, flagelo e da morte de cruz de Jesus.

Serviço

A Encenação da Paixão de Cristo

30 de março

19h30

Enseada de Brito – Palhoça

Facebook: Paróquia Nossa Senhora do Rosário

 

Florianópolis

Movimento de Emaús

O Movimento de Emaús da Arquidiocese apresenta a Encenação da Paixão de Cristo 2018, no dia 30 de março, em duas sessões, no Teatro Ademir Rosa, Centro Integrado de Cultura (CIC): 17h30 e 20h.  O objetivo é mostrar a história, como fonte de evangelização e cultura.

É redigido por membros do Movimento de Emaús, sob supervisão do vigário-geral e Diretor Espiritual do Movimento, Pe. Vítor Galdino Feller.

São mais de 100 pessoas do Movimento de Emaús diretamente envolvidas, para um público estimado de quase duas mil pessoas.

Serviço

Encenação da Paixão de Cristo – Movimento de Emaús

Teatro Ademir Rosa (Centro Integrado de Cultura – CIC) – Florianópolis

 30 de março

17h30 e 20h

Ingressos

Antecipado – R$ 15,00

Valor normal – R$ 20,00

Pontos de venda

Teatro Pedro Ivo, CIC, Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) e Blueticket

Facebook: Emaús Floripa

 

Movimento Água Viva Jovens

O Movimento Água Viva Jovens, da Paróquia Nossa Senhora de Loreto, na Base Aérea, promove a encenação da Paixão de Cristo, às 17h da Sexta-feira Santa, 30, na Catedral Metropolitana. Vai ser apresentada pelos jovens do grupo, e com apoio de casais que já pertenceram ao movimento.

O objetivo é levar Cristo à comunidade e evangelizar quem assiste.

A encenação vem sendo preparada desde o início do ano, com dois ensaios semanais e contando muito com a entrega de todos que aceitam participar.

Serviço

A Paixão de Cristo

30 de março

17h

Catedral Metropolitana – Florianópolis

Facebook: Movimento Água Viva Jovens

 

Ribeirão da Ilha

A encenação da Paixão de Cristo é um espetáculo cênico que acontece desde 1983, no Ribeirão da Ilha. O roteiro mescla as cenas do calvário de Jesus Cristo com a temática abordada pela Campanha da Fraternidade, que este ano trata a questão da “Superação da Violência”.

A apresentação ocorre sempre na Sexta-feira Santa (este ano, 30 de março ), às 18h30, na praça da Igreja Matriz  Nossa Senhora da Lapa, na Freguesia do Ribeirão da Ilha.

Não há cobrança de ingresso. O espetáculo é montado e encenado a partir do trabalho voluntário dos moradores das comunidades do sul da Ilha e alguns integrantes de outras regiões de Florianópolis. São 110 atores.

Também conta com o apoio de toda a comunidade local, de algumas empresas privadas e da Prefeitura Municipal de Florianópolis.

Serviço

A Paixão de Cristo

30 de março

18h30

Praça da Igreja Matriz  Nossa Senhora da Lapa, na Freguesia do Ribeirão da Ilha – Florianópolis

Facebook: Paróquia Nossa Senhora da Lapa

 

Itajaí

IX Teatro da Paixão de Cristo

A Paróquia São Cristóvão, no bairro Cordeiros, em Itajaí, promove na Sexta-feira Santa, 30, a partir das 18h, a 9ª edição do teatro “A Paixão de Cristo”.

O evento acontece após a “Celebração Solene da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo”, que acontece às 15h, também na Paróquia São Cristóvão.

A equipe do Núcleo Cênico João Paulo II conta com aproximadamente 80 pessoas, entre personagens e produção. Todas as pessoas envolvidas são paroquianos e foram dois meses de ensaio e muitos preparativos.

Após o ato da crucificação de Nosso Senhor Jesus Cristo, a comunidade é convidada a participar da tradicional procissão com o “Senhor morto”, que percorrerá algumas ruas próximas a igreja.

A apresentação será na lateral esquerda da Paróquia São Cristóvão e tem uma expectativa de público de três mil pessoas. Entrada gratuita e classificação livre.

Serviço

A Paixão de Cristo

30 de março

18h

Lateral esquerda da Paróquia São Cristóvão – Itajaí

Facebook: Paróquia São Cristóvão – Itajaí

 

Itapema

Paróquia Santo Antônio

A encenação da Paixão de Cristo da Paróquia Santo Antônio, de Itapema, ocorre na Sexta-feira Santa, 30 de março, às 21h, na Praça da Paz, centro do município.

Entrada será um quilo de alimento não perecível.

 

 

Porto Belo

A Paixão de Cristo da Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos, de Porto Belo, chega a sua terceira edição. Será apresentada na Sexta-feira Santa, 30, às 22h, na Praça da Bandeira, centro de Porto Belo

Desde 2016, a encenação traz emoção para os paroquianos e visitantes de Porto Belo. Promovida por jovens e adultos da paróquia, mais que um teatro, a encenação busca trazer uma reflexão sobre esta emocionante história.

Serviço

Paixão de Cristo

30 de março

22h

Praça da Bandeira, centro de Porto Belo

Facebook: Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos

 

São João Batista

A encenação e musical da Paixão de Cristo aconteceu na Paróquia São João Batista, entre os anos de 2011 e 2015. Após dois anos sem realizar o evento, um grupo de paroquianos resolveu voltar a promover.  A intenção é marcar a comemoração dos 50 anos de criação da paróquia, comemorados recentemente, e resgatar a rápida tradição com que se tornou o evento.

O espetáculo começa contando cenas da vida pública de Jesus, que mudam à cada edição da encenação, seguida pela história da Sua Paixão, Morte e Ressurreição.

Os ensaios acontecem há três meses, mas os primeiros passos já começaram a ser dados desde agosto de 2017. Um diferencial é que alguns dos personagens, interpretados por aproximadamente 70 atores (todos paroquianos, amadores) também cantam, utilizando-se da música para deixar a história ainda mais bonita.

O evento acontece na praça em frente à paróquia, no dia 30 de março, às 20h. Haverá arquibancadas com lugar para duas mil pessoas.

O evento é gratuito, mas se possível, a comunidade pede a doação de 1kg de alimento para colaborar com a ação social paroquial.

Serviço

Paixão de Cristo

30 de março

20h

Praça em frente à Paróquia São João Batista

Facebook: Paróquia São João Batista

Site: paroquiasjb.org

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA