Dom Guilherme toma posse como novo bispo de Lages

>
>
Dom Guilherme toma posse como novo bispo de Lages

Dom Guilherme Antônio Werlang tomou posse como novo bispo da diocese de Lages (SC) na tarde do sábado (17). Ele foi anunciado como bispo da diocese da serra catarinense em 07 de fevereiro pelo papa Francisco. A celebração aconteceu na catedral diocesana Nossa Senhora dos Prazeres e contou com a presença de bispos das dioceses do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), amigos e familiares.

Transferido da diocese de Ipameri (GO), dom Guilherme é 5º bispo diocesano de Lages. A diocese estava vacante desde o dia 30de novembro de 2016, quando o papa transferiu dom Irineu Andreassa, então bispo diocesano, para a diocese de Ituiutaba (MG). Em 4 de fevereiro de 2017, foi nomeado, como administrador apostólico da diocese de Lages, dom Nelson Westrupp, bispo emérito de Santo André (SP), que permaneceu até a chegada no novo bispo.

Biografia

Dom Guilherme Antônio Werlang é filho de José Aldino Werlang e Irena (Marschall) Werlang, o quarto de 11 filhos. Nasceu no dia 05 de agosto de 1950 na cidade de São Carlos (SC). Sua ordenação presbiteral aconteceu em 02 de dezembro de 1979.

Antes de sua Sagração Episcopal, trabalhou como Reitor e Formador nas diversas etapas de formação da congregação dos Missionários da Sagrada Família. Dom Guilherme foi nomeado bispo em 19 de maio de 1999. Sua posse, como bispo da diocese de Ipameri (GO), se deu em 07 de agosto de 1999.

Acompanhou a Liturgia e Comissão Pastoral da Terra do Regional Centro-Oeste da CNBB; Membro da Comissão Episcopal do Mutirão de Superação da Miséria e da Fome; Bispo Referencial da CRB-GO; Membro da Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz; Bispo acompanhante do Setor Juventude do Regional Centro Oeste; Comissão Episcopal para a Reforma e Construção da Sede Nacional da CNBB; Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz (2011-2019); Membro do CONSEP e do Conselho Permanente da CNBB (2011-2019); Membro da Comissão do Fundo Nacional de Solidariedade; Membro do Conselho Econômico da CNBB.”

Fotos: Tiago Souza/CNBB Sul 4

Fonte: cnbbsul4.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA