Dedicação da Igreja e Consagração do Altar da Matriz São Judas Tadeu de Brusque será nesta sexta

>
>
Dedicação da Igreja e Consagração do Altar da Matriz São Judas Tadeu de Brusque será nesta sexta
Altar da Matriz da Paróquia São Judas Tadeu, de Brusque
Altar da Matriz da Paróquia São Judas Tadeu, de Brusque

Nesta sexta-feira, 28,  marcando a festa litúrgica do padroeiro, o apóstolo e mártir São Judas Tadeu, o Arcebispo Dom Wilson Tadeu Jönck, scj, na Missa das 19h na Paróquia do bairro de Águas Claras, em Brusque, solenemente dedicará a nova Igreja Matriz, os objetos litúrgicos, abençoará e consagrará o Altar, que será ungido, juntamente com as paredes, com o Santo Crisma.

Sacerdote do Pontifício Instituto das Missões Exteriores (PIME) e pároco da Paróquia São Judas Tadeu, Pietro Anderloni, explica que “a construção de uma nova igreja requer a celebração de um rito solene, no qual se implora a bênção de Deus para que o lugar seja sinal visível para os fiéis de uma casa de adoração ao Senhor”. Padre Pietro sublinha que “o rito tem um simbolismo muito forte com a vida cristã: a aspersão de água benta, a unção do Altar e das cruzes, o incenso, a vela, a ornamentação do Altar, tudo faz lembrar que somos templos do Senhor, ungidos e iluminados para ser luz no mundo”.

O Diácono Permanente Germano Rodolfo Borchardt afirma que a Igreja, “desde que construída como edifício destinado unicamente e de modo estável a reunir o povo de Deus e a realizar os atos sagrados, torna-se casa de Deus. Por isso, de acordo com antiquíssimo costume da Igreja, convém que seja dedicada ao Senhor mediante rito solene”.

Já o historiador Paulo Vendelino Kons ensina que o “termo ‘dedicação’ pode ser entendido também como consagração, sagração ou inauguração. Toda igreja consagrada deve assumir um título que pode ser dedicado a Santíssima Trindade, a Jesus Cristo ou a Virgem Maria, tendo estas invocações introduzidas na Sagrada Liturgia, ou aos Santos Anjos e aos santos inscritos no Martirológico Romano”.

Rito de Dedicação da Igreja Matriz e do Altar

Após a homilia, terá início o rito de dedicação. O Altar será ungido com os Santos Óleos pelas mãos do Arcebispo Metropolitano Dom Wilson.  Em seguida haverá a consagração da Igreja, na qual o Arcebispo ungirá todas as cruzes das estações da Via-Sacra, o que significa que o Templo é dedicado exclusivamente e para sempre ao culto cristão.

Após será realizada a insensação do Altar. A queima do incenso significa o sacrifício de Cristo e também é utilizada para expressar que o sacrifício da Igreja e as orações dos fiéis chegam a Deus. Em seguida ocorrerá o revestimento do Altar, que indica que aquele local é Altar do sacrifício e, ao mesmo tempo, a mesa do Senhor, onde são celebradas a morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Por fim a iluminação do Altar, à qual se segue a iluminação da igreja, quando Dom Wilson acenderá velas para recordar que Cristo é a “Luz para se revelar às nações”, por cuja claridade resplandece a Igreja e por ela toda a família humana. Após o rito, o arcebispo prosseguirá com a liturgia eucarística.

Dom Wilson ensina que a oração de dedicação tem o objetivo de indicar que a igreja é dedicada a Deus. O templo é o lugar privilegiado de encontro com Deus, onde se recebe o tesouro da fé, partindo do Batismo. “Dedicar e consagrar a Igreja é reconhecer confiantes este desígnio e amor de Deus Pai, Filho e Espírito Santo para conosco, e que ele age e é presente na História por meio de sua Igreja”, sublinha o Arcebispo.

Por: Paulo Vendelino Kons – Historiador / Brusque

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA