Curso dos bispos sobre a família chega ao fim nesta sexta

>
>
Curso dos bispos sobre a família chega ao fim nesta sexta

e3434ffc-cde0-4a2a-942c-3f0bb3466383Terminou na manhã desta sexta-feira, 29, o 25º Curso Anual para Bispos do Brasil, com Missa presidida pelo Arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, Cardeal Dom Orani Tempesta. Foi concelebrada pelo conferencista, Dom João Carlos Petrini, Bispo de Camaçari, Bahia, e pelo Bispo Emérito do Rio e coordenador geral do curso, Dom Romer Karl. Promovido pela Arquidiocese do Rio, este ano teve como tema, a “Família”.

Um dos principais momentos do curso aconteceu na noite da última quinta-feira, 28, quando foi lançado o mais novo livro entrevista do Papa Francisco, em uma sala do Shopping Leblon, zona sul da cidade. Com o título, “O nome de Deus é misericórdia”, tem como autor o vaticanista, Andrea Tornielli. Jornalista da Globo News, Gerson Camarotti, primeiro jornalista a entrevistar Papa Francisco, apresentou o evento. Mais de 150 pessoas estiveram presentes.

f9629c4f-df35-4ec0-9437-1ae691d1646aO curso dos bispos teve início na segunda-feira à noite, com Missa de abertura na terça pela manhã, 26, presidida pelo Arcebispo, Dom Wilson Tadeu Jönck, scj.

Dom Wilson falou ao jornalista Paulo Ubaldino, da Arquidiocese do Rio de Janeiro, sobre esta edição do curso: “Vem ao encontro de uma grande necessidade da nossa igreja e da nossa sociedade, de construir a família. Vem explicitar muitas coisas do Sínodo dos Bispos, de como construir a família a partir do amor, como fazer com que a família seja de fato o fundamento da sociedade e que o amor é o próprio Deus, o amor vem de Deus e é este amor que constrói o matrimônio. Eu penso que é uma grande iniciativa da Arquidiocese do Rio de Janeiro de promover este curso e nós agradecemos muito de poder participar disso. Professores que vem do Instituto João Paulo II de Roma e que nos ensinam e nos ajudam a compreender melhor sobre esta realidade.  A família está em crise e devemos nós aprendermos alguma coisa mais, a aprofundar a reflexão sobre o papel da família, sobre o que é a família como instituição querida por Deus. E isto o curso está nos dando”.

O primeiro curso dos bispos no Sumaré aconteceu em julho de 1990, com a presença do então Cardeal Joseph Ratzinger, hoje Papa Emérito Bento XVI.

c879b7e7-25a0-400c-bb86-782aeba77783

7781b806-b6f9-43c6-a702-1c496312cfc1

Fotos: Gustavo de Oliveira

Com informações da Assessoria de Comunicação da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA