Cristãos conscientes – Por Professor Vilmar Dal Bó

>
>
Cristãos conscientes – Por Professor Vilmar Dal Bó

 

14484646_1114528421971598_6326329937899569036_n
Professor da FACASC – Vilmar Dal Bó

Desde os seus primórdios, na vida da Igreja e da sociedade manifestam-se vozes significativas, proféticas, que indicam a presença de uma autêntica ação do Espírito. Tratam-se de pessoas de muita fé e coragem que, profundamente enraizadas nas problemáticas existenciais e da vida em comunidade, enxergam a realidade de maneira mais ampla e crítica. Ainda hoje, no seio da sociedade, tais vozes exercem um verdadeiro ministério, ajudando a captar e a identificar as implicações sociais da Palavra de Deus.

O Concílio Vaticano II, na constituição pastoral Gaudium et spes, ressalta o papel importante que a Igreja tem nas relações com a comunidade política, onde se manifesta como “sinal e salvaguarda da transcendência da pessoa humana” (GS, 76). O Concílio reafirma a importância da participação política dos cristãos na construção da sociedade justa e fraterna e confirma essa participação como um serviço: “A Igreja louva e aprecia o trabalho de quantos se dedicam ao bem da nação e tomam sobre si o peso de tal cargo, em serviço dos seres humanos” (GS, 75). E ainda: “os leigos, que devem tomar parte ativa em toda a vida da Igreja, não devem apenas impregnar o mundo com o espírito cristão, mas são também chamados a serem testemunhas de Cristo, em todas as circunstâncias, no seio da comunidade humana” (GS, 43).

Segundo a Doutrina Social da Igreja, quatro são os princípios que constituem o alicerce da ordem social: a verdade, a justiça, a liberdade e o amor. Longe desses princípios éticos, a conivência humana é impossível.

Não alheia ao debate político e às implicações sociais da fé, a Igreja particular da Arquidiocese de Florianópolis oportunizou, para suas foranias, pastorais e movimentos, um roteiro orientativo para o encontro com os candidatos às eleições municipais de 2016, bem como o fomento às ações promovidas pelo Ministério de Fé e Política da RCC.

 Ainda no campo formativo, no mês de novembro de 2016, 15 alunos de diferentes dioceses do Regional Sul IV estarão concluindo o curso de pós-graduação em Doutrina Social da Igreja na Realidade Catarinense, promovido pela Faculdade Católica de Santa Catarina (FACASC).

A fé cristã não despreza a atividade política, pelo contrário, a valoriza e a tem em alta estima, como afirma Documento de Puebla, n. 514. A Igreja assume em sua missão formar a consciência do cristão para que ele possa livremente escolher e assumir seu papel na sociedade, abraçando os ensinamentos evangélicos: o amor pelos pobres, a luta pela justiça social e pela dignidade da pessoa humana.

Por Vilmar Dal Bó

Mestre em Teologia e Estudos Políticos,

bacharel em Teologia e em Engenharia de Produção,

professor de Moral Social da FACASC

Artigo publicado na edição de outubro de 2016, do Jornal da Arquidiocese, página 09. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA