Conhecendo o livro dos Salmos 144 (143) – “Canto de vitória e de paz”

>
>
Conhecendo o livro dos Salmos 144 (143) – “Canto de vitória e de paz”

O Salmo 144 é uma colagem de diversos salmos, especialmente do Salmo 18, resultando em uma súplica a Deus para que conceda vitória e libertação ao seu rei-messias e ao povo. Ele possui duas partes bem distintas: súplicas (1-11) e hino (12-15), e pode ser situado no período pós-exíllico.

Depois do título davídico, “contra Golias” (na versão grega), o rei-messias desenvolve uma solene profissão de fé, exprimindo sete atributos de Deus: misericórdia, fortaleza, baluarte, libertador, escudo, refúgio, vencedor (vv. 1-2). A linguagem militar é predominante:  Deus “destra para a guerra” o seu rei fiel para assegurar-lhe a vitória contra os inimigos. Essa linguagem entrou também no NT, convertendo a hostilidade presente na matriz originária: “revesti-vos com a couraça da fé e da caridade, e com o elmo da esperança da salvação” (1Ts 5,8).

Nos vv. 3-4, o salmista emprega o Sl 8,4: “quem é o homem para que dele te recordes, para que dele tenhas cuidado?” e o Sl 39,6-7.12: “o homem é como sombra que passa… ele é como um sopro”, a fim de constatar a miséria e a fragilidade do homem, e assim indicar que ele alcança a vitória somente com a força de Deus, que com isso manifesta sua misericórdia e sua glória.

Os vv. 5-11 celebram a entrada de Deus na batalha, através de imagens célebres do AT, como o céu que se inclina, raios e montes fumegantes. Deus combate contra os “estranhos” que se opõe ao reino de justiça e paz dos tempos messiânicos.

Por fim, proclama-se a vitória  que traz paz (Shalom) para o fiel e toda a nação (vv. 12-15).  A prosperidade nos campos, a beleza das filhas, o vigor dos filhos, abundância de animais, a paz na nação é um anelo dos tempos messiânicos, que Jesus também nos ensinou a pedir: “venha a nós o vosso Reino”.

Leia o salmo e reflita:

1) Quais atributos o salmo apresenta de Deus?

2) Que resultados espera alcançar o salmista com o auxílio de Deus?

Por Pe. Gilson Meurer

Artigo publicado na edição de novembro/2017, nº 240, do Jornal da Arquidiocese, página 08.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA